Estudantes podem se candidatar a vaga de doutorado na Alemanha



Os bolsistas de doutorado pleno terão direito a curso de alemão pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmio

 

Estudantes brasileiros interessados em fazer o doutorado, pleno ou sanduíche, na Alemanha poderão se candidatar até o dia 18 de março. A seleção será por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad).

As inscrições devem ser efetuadas na página do CNPq na internet - formulário eletrônico disponível na plataforma Carlos Chagas. Os candidatos deverão enviar também cópias da documentação ao escritório do Daad, no Rio de Janeiro.

Antes do início da pesquisa, os bolsistas de doutorado pleno terão direito a curso de alemão pelo Daad, vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). A duração é estabelecida de acordo com o nível de conhecimento do idioma, a área de pesquisa e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã. Para os candidatos a doutorado sanduíche e duplo doutorado, o curso está disponível se a permanência for de dez meses ou mais.