Laboratório anuncia vaga de pós-doutorado em bioinformática
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) abriu seleção para bolsita de pós-doutorado. O profissional vai atender a propostas de testes in silico voltados à predição de propriedades farmacológicas de pequenas moléculas naturais ou sintéticas, candidatas a fármacos e cosméticos.
É fundamental que os candidatos tenham conhecimentos sobre toxicologia e farmacocinética, habilidades para elaborar relatórios técnicos e apresentações orais, além de disposição para aprender a trabalhar com os mais modernos programas computacionais de predição de propriedade químicas e biológicas.
A bolsa de pós-doutorado terá vigência de 12 meses e contará com financiamento pela Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama). O pós-doc será responsável pela análise das predições previstas no edital n 1 da Renamae pela elaboração de relatórios para as empresas e instituições selecionadas nesta chamada.
O projeto será desenvolvido no Laboratório de Bioinformática do LNBio e as atividades realizadas com o auxílio de um técnico em informática. Os interessados devem encaminhar currículo e carta de indicação ao email [email protected].
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) localizada em Campinas (SP). O LNBio dedica-se à pesquisa e inovação nas áreas de biotecnologia e à descoberta e desenvolvimento de fármacos.
Sobre a rede
A Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) ao uso de animais foi criada em 2012, por meio da portaria n 491. O principal objetivo é estimular o desenvolvimento, a validação e a disseminação de métodos alternativos e complementares ao uso de animais no Brasil.
A criação da rede acompanha o panorama internacional que fomenta e privilegia o princípio dos 3Rs: Reduce – redução do número de animais necessários às pesquisas científicas; Refinement – refinamento das técnicas de experimentação a fim de diminuir o sofrimento animal; e Replace – substituição de testes in vivo por métodos alternativos.
Todos os esforços da Renama são voltados para a promoção de métodos alternativos e o estabelecimento do processo de substituição dos testes em animais de forma progressiva e segura, sem impactos negativos no desenvolvimento de novos ingredientes bioativos e, principalmente, sem riscos ao meio ambiente e à saúde da população do país.
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) são os laboratórios centrais da Renama, que conta ainda com um crescente número de laboratórios associados.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
21/02/2014 12:11
Artigos Relacionados
Embrapa inaugura Laboratório Multiusuário de Bioinformática
Laboratório de Nanotecnologia oferece bolsas de pós-doutorado
USP de São Carlos abre vaga de pós-doutorado em Computação
CNPq lança edital de bolsas de doutorado em parceria com laboratório britânico
Estudantes podem se candidatar a vaga de doutorado na Alemanha
USP abre vaga para Pós-Doutorado e Iniciação Científica do FAEPAH