Estudantes que visitam Museu Lasar Segall recebem material de apoio



Projeto da FDE tem a proposta de enriquecer as visitas de estudantes e professores da rede estadual

Inserido nas Ações Culturais da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), o projeto “Traços e Passos" oferece material especial para enriquecer as visitas de estudantes e professores da rede estadual ao Museu Lasar Segall.

Cada um dos visitantes recebe uma caixa contendo um livreto explicativo e um jogo de tabuleiro para aprender ludicamente detalhes sobre a obra de Lasar Segall. O livreto permite aos visitantes compreender melhor os diferentes aspectos da produção daquele artista plástico e sua relação com o movimento artístico expressionista.

Traz, também, explicações sobre as variadas expressões das artes plásticas, como o desenho, litografia e escultura, entre outras. Outro ponto de destaque no conteúdo do livreto refere-se às dicas para "ler, ver e assistir", com sugestões de livros e filmes com os quais os estudantes e professores podem conhecer mais sobre a época em que viveu Lasar Segall, o expressionismo alemão, a Segunda Guerra Mundial, o povo judeu e outros temas relacionados ao artista.

Já o jogo "Traços e Passos: um passeio pelo obra de Lasar Segall" pretende estimular a interação dos estudantes, seja em sala de aula ou em suas casas, para conhecer mais sobre o trabalho do artista.

"Traços e Passos"

O trabalho do projeto “Traços e Passos: Visitas ao Museu Lasar Segall”, promovido pelo próprio museu em parceria com a SEE e a FDE, desenvolve–se sempre em torno da obra do artista plástico, tendo como cenário especial a exposição de longa duração "Lasar Segall: construção e poética de uma obra".

Dentre as ações mais significativas do projeto, destacam-se o atendimento a todas as turmas de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental das escolas selecionadas da Diretoria Leste 2 e a publicação do material educativo elaborado especialmente para os visitantes.

A estimativa para este ano é de que sejam atendidas 112 turmas de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, de 14 escolas da Diretoria de Ensino Leste 2, totalizando a visita e participação de 4.201 alunos, e seus respectivos professores, em cursos oferecidos pelo museu.

Da FDE

(J.H.)



09/03/2007


Artigos Relacionados


Museu Lasar Segall, em São Paulo, fecha para obras

Imprensa Oficial e Museu Lasar Segall lançam livro/catálogo da "Navio de Emigrantes"

Obra de Lasar Segall integra mostra nos Estados Unidos

Lasar Segall entra no time de artistas do Acervo dos Palácios

Acervo do Palácio dos Bandeirantes recebe obra de Lasar Segall

Acervo dos Palácios recebe doação de obra de Lasar Segall