Estudo aponta diferença de preço entre produtos de uso cardiovascular
Estudo aponta que Stents coronários com características parecidas são comercializados, no Brasil, com diferença de preços superiores a 1.000%. “Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular”, foi divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta–feira (27).
De acordo com o estudo, os produtos são vendidos por valores que variam de R$ 896,00 a R$ 9.500,00. Já no caso de marcapassos, o preço de produtos semelhantes varia em até 250%.
No total, o estudo classificou e comparou o preço de 145 produtos cardiológicos entre: marcapassos implantáveis, cardioversores desfibriladores implantáveis (CDI) e endopróteses vasculares (stents). “Dentre as principais novidades do estudo está o fato de organizarmos os produtos cardiovasculares em grupos que apresentem características técnicas semelhantes, o que permitiu a comparação de preços e a identificação de distorções no mercado”, explica o chefe no Núcleo de Regulação Econômica da Anvisa, Pedro Bernardo.
O estudo, feito em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também apresenta uma comparação do preço desses produtos com os mercados dos Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
Fonte:
Anvisa
27/07/2011 20:54
Artigos Relacionados
Estudo aponta impostos que têm maior impacto sobre preço de produtos da saúde
Procon-SP encontra o dobro de diferença no preço de produtos
Relatório aponta diferença no preço da carne suína vendida em supermercado
Procon-SP aponta diferença de preços de até 112% em produtos natalinos
Pesquisa do Procon-SP aponta diferença de preços de até 112% em produtos natalinos
Pesquisa do Procon-SP aponta diferença de preços de até 112% em produtos natalinos