Relatório aponta diferença no preço da carne suína vendida em supermercado
O relatório, realizado entre setembro de 1999 e julho de 2002, aponta por exemplo, que a mortadela foi vendida por um valor 64,6% acima do cobrado pelas indústrias no período. O salsichão teve um acréscimo de 66,5%, o presunto gordo, 70.9%, e o presunto magro foi comercializado com margens de lucro de 138,9%. “É um verdadeiro acinte contra a inteligência e o bolso do consumidor”, indignou-se Covatti, relator da subcomissão.O documento não apresenta, no entanto, nenhum dado sobre custos, o que poderia explicar a larga margem constatada.
Segundo Vogt, o objetivo do relatório é estimular a redução de lucros abusivos na cadeia produtiva e contribuir para o aumento da conscientização sobre a necessidade da adoção de campanhas de incentivo ao consumo da carne suína. “O objetivo é iniciar uma discussão séria sobre o problema para que possamos buscar novos consumidores”, afirmou. Atualmente, o criador enfrenta perdas de em média R$ 0,50 por quilo vivo produzido devido aos altos custos dos insumos como o milho, farelo de soja e premix (vitaminas) e ao excesso de oferta.
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, João Carlos Oliveira, não compareceu à audiência por estar na abertura da Feira da Associação Brasileira de Supermercados, no Rio de Janeiro. Covatti deve convocar nova reunião para a semana que vem.
09/24/2002
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