Estudo aponta distribuição da população por cor ou raça
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança nesta quarta-feira um estudo inédito realizado especialmente para ser divulgado durante a III Conferência Nacional de Igualdade Racial (III Conapir). Baseado nos dados estatísticos do Censo Demográfico de 2010, o "Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça - Pretos e Pardos" aponta a distribuição da população por cor ou raça em todo o território nacional.
Para isso, as informações do quesito cor ou raça do Censo Demográfico 2010 foram desagregadas segundo os 316.574 setores censitários urbanos e rurais com os quais o IBGE trabalhou nesta operação censitária.
A partir do mapeamento, que estará disponível no site do IBGE no fim do mês, será possível visualizar a representação da população de cor preta ou parda sobre o total da população brasileira. O diferencial do trabalho é atingir uma escala intramunicipal, apontando, por exemplo, em qual região de uma mesma cidade, encontra-se maior ou menor percentual de pretos ou pardos.
O produto é resultado de um termo de cooperação firmado entre a Seppir e o IBGE e está sob a responsabilidade das diretorias de Geociências e de Pesquisas do Instituto.
O objetivo é mostrar a distribuição espacial e a concentração dos maiores percentuais da população negra, segundo a localização geográfica, dotando os gestores públicos de informações que facilitem a implementação de políticas publicas de promoção da igualdade racial, a partir de números concretos.
Segundo o Censo 2010, 43,1% da população brasileira declararam pardos e o maior percentual desse contingente estava na Região Norte (66,9%), sendo que todas as regiões revelaram percentuais acima dos 35%, exceto o Sul, com 16,5%. Ainda segundo o censo, 7,6% dos entrevistados se declararam pretos, e seu maior percentual estava no Nordeste (9,5%), com o Sudeste (7,9%) a seguir, enquanto a Região Sul mostrou o menor percentual (4,1%).
A cooperação técnica entre o IBGE e a Seppir também tem como meta elaborar estudos sociodemográficos e análises espaciais dos territórios com a presença (confirmada por título) de comunidades quilombolas. Futuramente, a informação sobre estes territórios será incluída na base territorial do IBGE.
A III Conapir acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília-DF, e possibilita aos 1,4 mil participantes aprofundar o debate em torno do tema central ‘Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo.
Fontes:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
06/11/2013 12:31
Artigos Relacionados
Obesidade atinge mais da metade da população brasileira, aponta estudo
Seade: Estudo aponta melhorias nas condições de vida da população paulista.
“Mapa da população segundo cor e raça” é lançado na III Conapir
Ipea divulga estudo sobre distribuição de recursos pelo Estado
Distribuição de gás necessita de informação centralizada, aponta USP
Osvaldo Sobrinho analisa situação da Região Centro-Oeste em estudo sobre distribuição de renda