Estudo aponta que ocorrerão mais enchentes e deslizamentos em SP



Estudos preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sugerem que, entre 2070 e 2100, poderá dobrar o número de dias com chuvas intensas (acima de 10 milímetros) na Região Metropolitana de São Paulo, por causa de uma elevação média na temperatura de 2ºC a 3ºC. A previsão indica que , na região, vai aumentar o número de dias e noites quentes e vai diminuir o número de dias e noites frios.

Esses cenários foram apresentados no relatório “Vulnerabilidade das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana de São Paulo”, divulgado nesta terça-feira (15), em São Paulo. O estudo traz projeções climáticas para os próximos 20 anos e cenários futuros entre 2070 e 2100 para a capital paulista.

Segundo o relatório, as mudanças no clima e as projeções de crescimento da população na região — que deverá dobrar de tamanho nos próximos 20 anos — terão como conseqüência o aumento nos riscos de enchentes, inundações e deslizamentos. Esses efeitos, conclui o estudo, atingirão principalmente as comunidades mais pobres, além de provocar maior ocorrência de lepstopirose e doenças respiratórias.

Para  a realização, os pesquisadores aplicaram duas metodologias, que permitiram identificar as possíveis áreas que seriam ocupadas no futuro e o risco potencial, caso o padrão de uso e ocupação do solo atual se perpetue sem nenhuma alteração e controle.

Segundo o relatório, mais de 20% da área total da expansão urbana da região metropolitana de São Paulo em 2030 estará vulnerável e poderá eventualmente ser afetada por acidentes naturais provocados pelas chuvas. Aproximadamente 11,17% dessas novas ocupações poderão ser áreas de risco de deslizamento.

O relatório foi coordenado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/Inpe) e pelo Núcleo de População da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/Unicamp) e contou com a participação de outras instituições de pesquisa do País.

Fonte:
Inpe

 



15/06/2010 13:56


Artigos Relacionados


Estudo: ocupação de APPs aumenta mortes em enchentes e deslizamentos

Projetos beneficiam vítimas de enchentes e deslizamentos de barreiras

Ministério das Comunicações vai repor telecentros atingidos por enchentes e deslizamentos

Brasil é segundo País mais desigual do G20, aponta estudo da Oxfam

Obesidade atinge mais da metade da população brasileira, aponta estudo

Estudo aponta para processo mais rentável de extração do látex