Estudo orienta plantio de sorgo e pimenta do reino
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o sorgo em oito estados brasileiros e no Distrito Federal, e de pimenta do reino na Bahia, Espírito Santo e Paraíba.
A lista dos municípios contemplados pelo estudo foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (19), e estão detalhados nas portarias de 379 a 390.
O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do País, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.
O sorgo é uma planta de origem tropical que exige um clima quente para melhorar seu potencial de produção. A temperatura acima de 21°C é recomendada para um bom crescimento e desenvolvimento. O grão tem seu cultivo indicado em Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Distrito Federal.
A pimenteira do reino é uma planta típica de regiões de clima quente e úmido, necessitando, para seu desenvolvimento e produção, de alta temperatura e muita chuva. A maior parte da produção brasileira de pimenta é destinada à exportação. Os principais produtores estão localizados no Norte e no Espírito Santo. Conforme o estudo publicado, municípios da Bahia, Espírito Santo e Paraíba estão aptos para o cultivo.
Fonte:
Ministério da Agricultura
25/10/2011 14:33
Artigos Relacionados
Ministério divulga instruções para plantio de pimenta-do-reino em 4 estados
Estudo orienta plantio de manga em três estados
Estudo orienta plantio de três culturas em 26 estados
Estudo orienta produtores no plantio de coco e mamona
Estudo orienta plantio de culturas em Sergipe e Alagoas
Estudo de risco climático orienta plantio de três culturas