Estudo vai traçar o perfil nutricional de alunos da rede estadual de ensino



Treze mil estudantes serão avaliados para que os índices de sedentarismo e obesidade sejam combatidos

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Secretaria da Educação vai traçar um perfil nutricional dos alunos da rede estadual. Cerca de 13 mil crianças e jovens de 128 escolas estão sendo avaliadas por professores de educação física. O peso, a altura e a medida da circunferência abdominal servirão de base para um estudo sobre os hábitos alimentares e a ocorrência da obesidade e sedentarismo nessa faixa etária.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Para isso, 500 educadores de equipes multidisciplinares foram capacitados para a ação, que busca promover hábitos saudáveis e que previnam doenças como diabetes, pressão alta e colesterol desregulado.

Cada escola participante definiu o cronograma das avaliações, que serão feitas em dois momentos. Na primeira etapa, serão computados os dados de sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Após mapear os indicadores, serão feitas orientações individualizadas sobre os hábitos que favorecem a saúde.

Seis meses depois, a avaliação será refeita. Com os dados comparativos, a Secretaria da Educação e a Sociedade Brasileira de Cardiologia vão direcionar novas ações do programa e atestar se houve melhora dos índices. O resultado também permitirá conhecer o percentual de fatores de risco detectados nas crianças e nos adolescentes.

Do Portal do Governo do Estado



10/11/2013


Artigos Relacionados


SP traça perfil nutricional de 13 mil alunos da rede estadual

Mulheres e Marias: conheça o perfil dos professores da rede estadual de ensino

Estudo mapeia estrutura de atendimento aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual

Estudo mapeia estrutura de atendimento aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual

Alunos imigrantes passam de 7 mil na rede estadual de ensino

Parceria beneficia alunos da rede estadual de ensino