Eunício Oliveira apela por rapidez na aprovação do Estatuto da Juventude na CCJ



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez um apelo no sentido de se acelerar a votação do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) na comissão. O pedido foi reforçado pelos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Aécio Neves (PSDB-MG).

Eunício pretendia ganhar tempo ao deslocar a discussão de emendas rejeitadas pelo relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), para as comissões encarregadas de analisar o mérito da matéria: Assuntos Sociais (CAS); Educação, Cultura e Esporte (CE); e Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Esse pedido foi motivado pela intenção de os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentarem destaque para votação em separado de emendas oferecidas na CCJ e rejeitadas por Randolfe. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também teve duas emendas descartadas pela relatoria, mas, para não atrasar o cronograma de votação da matéria, decidiu discuti-las apenas nas comissões de mérito.

Por outro lado, o senador Pedro Taques (PDT-MT) chamou atenção para o risco de se esvaziar o papel da CCJ caso a comissão se limite a decidir pela constitucionalidade e juridicidade das matérias, abrindo mão de discutir seu mérito. Taques também resolveu propor ajustes no relatório de Randolfe, apresentados durante a discussão na CCJ.

Randolfe ressaltou a importância de muitas das emendas oferecidas ao Estatuto da Juventude e justificou sua decisão de rejeitá-las na Comissão de Justiça para evitar novo adiamento da votação. De qualquer modo, reforçou seu compromisso de reavaliá-las quando a proposta chegar à CAS, CE e CDH.

Por fim, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), elogiou o esforço de Randolfe e dos demais autores de emendas pelo aperfeiçoamento do PLC 98/2011, considerando a aprovação do relatório do senador pelo Amapá na CCJ o ponto de partida para conquistas importantes da juventude brasileira.

Mais informações a seguir



15/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede rapidez na aprovação do Estatuto da Juventude

Eunício encerra reunião da CCJ após aprovação de debate sobre Estatuto da Juventude

Eunício Oliveira comemora aprovação de pena mais severa para quem promove prostituição infantil

Paim pede aprovação do Estatuto da Juventude

Ana Rita comemora aprovação do Estatuto da Juventude

Paim apela aos deputados pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial