Paim apela aos deputados pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial



Durante audiência pública que discutiu na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (21), questões relacionadas ao povo negro, o presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), apelou aos deputados para que aprovem o Estatuto da Igualdade Racial (PLS 213/2003), com ou sem emendas. O senador enfatizou que não aceita discursos "desonestos" sobre a necessidade de se alterar o projeto apenas para protelar sua votação.

- Quero é coragem, o que significa discutir e votar. Quando chegar no Senado votamos em um mês. Não façam como o Estatuto dos Povos Indígenas, que está há 30 anos sem votação - disse Paim.

O relator da proposta na Câmara dos Deputados, deputado Antônio Roberto (PV-MG), informou que atualmente está trabalhando no ponto do estatuto relacionado à liberdade de expressão religiosa. Para ele, cada pessoa tem o direito de fazer sua opção religiosa.

- Que direito tem qualquer pessoa de impedir o direito natural de se encontrar com as forças fundamentais da natureza? - perguntou o deputado, ao opinar que o grande problema do mundo tem a ver com falta de amor.

O senador José Nery (PSOL-PA) destacou que as audiência públicas na CDH são importantes para construir as condições para completar a abolição, proclamada formalmente há 120 anos. Para ele, ainda é necessário realizar muitas mudanças para que a abolição aconteça de forma completa e integral.

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) alertou para o agravamento do "clima de intolerância" verificado em todo o mundo. Ele citou, como exemplo, as brigas que ocorrem no trânsito, muitas vezes motivadas por motivos banais. Ele também destacou a importância das organizações religiosas para a preservação dos valores humanos.

- Fico imaginando que, se não houvesse tantas religiões, buscando difundir o amor entre as pessoas, a raça humana já estaria extinta - frisou ele, ao manifestar sua disposição em lutar para que o Estatuto da Igualdade Racial "não fique adormecido na Câmara".

Também o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu o aprofundamento do debate e da luta pela igualdade e contra todas as formas de discriminação. O senador lembrou que as religiões foram, ao longo da História, usadas como instrumento de colonização e conquista do poder, sendo depois "humanizadas" ou transformadas em favor de todos. Lembrou ainda a construção de hierarquia entre raças, em favor de grupos dominantes.

- A evolução da ciência mostrou que a diferenciação de raças era motivada pela conquista de poder - ressaltou ele.

Ao saudar os participantes do debate, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou a importância do sincretismo religioso e da união das raças presentes no país, dizendo não ver sentido na discriminação ou no preconceito.

Audiências nos estados

A CDH aprovou requerimento do senador José Nery com a finalidade de realizar audiência nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Pará, representado as regiões do país, para debater em encontros com representantes de todas as religiões e entidades do movimento negro as questões relacionadas aos negros. Entre os temas a serem discutidos, sugeriu o senador, estão o Estatuto da Igualdade Racial, a política de cotas e a reafirmação da política de regularização das terras de comunidades quilombolas, bem como outros assuntos considerados fundamentais para se atingir a plena igualdade racial.

Foram também aprovados requerimentos para realização de audiências públicas com a finalidade de discutir a violência contra os idosos - iniciativa do senador Leomar Quintaninha, e, por proposta de Paulo Paim, para debater as políticas de distribuição de renda e combate á inflação, a ser realizada no dia 5 de junho, com a presença do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann.

Paim, ao encerrar a audiência, comunicou a morte do operador de câmera da TV Senado, Alíbio Vieira da Cruz, ocorrida na noite desta terça-feira (20). O senador informou que Alíbio exercia a profissão há 30 anos e estava na TV Senado há 14 anos.



21/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim apelará a Temer em favor dos aposentados e pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial

Paim diz que aprovação do Estatuto da Igualdade Racial era esperada com expectativa