Eunício Oliveira comemora compromisso para início das obras do Cinturão das Águas no CE




O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) comemorou nesta terça-feira (11) a assinatura do termo de compromisso para o projeto executivo do chamado Cinturão das Águas do Ceará. Lembrando que o cearense que vive no interior do estado sofre com a falta de água, ele afirmou que agora será possível licitar o primeiro trecho da obra, que terá extensão de 150 quilômetros, indo do município de Jati ao de Rio Cariús. A conclusão deve ser concluída até o fim de 2014. O primeiro trecho da obra terá investimento de R$ 1,5 bilhão, entre recursos federais e estaduais.

- Nosso desejo é que não haja mais miseráveis no Ceará em poucos anos. A expectativa do governo federal, registrada em pesquisas do IBGE e do Ipea, é que é possível erradicar a miséria absoluta no Brasil até 2016. Queremos antecipar essa data - afirmou.

O senador salientou que o Cinturão das Águas transporá águas para todo o estado do Ceará, do Leste ao Oeste, indo também em direção ao Norte e perenizando todas as grandes bacias com a integração do rio São Francisco, com a disponibilização de 45 mil metros cúbicos de água por segundo. O projeto prevê um conjunto de canais e adutoras, com extensão de 3 mil quilômetros e vai prover segurança hídrica a 92% da população cearense.

- O Cinturão será formado por um canal principal que margeará a Chapada do Cariri, para depois atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú, totalizando cerca de 550 quilômetros. O investimento total previsto é de R$ 7 bilhões - observou.



11/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro Fernando Bezerra Coelho assina termo de compromisso para o Cinturão das Águas do Ceará

Obras do Cinturão das Águas são iniciadas no Ceará

Eunício Oliveira comemora aprovação de pena mais severa para quem promove prostituição infantil

Eunício Oliveira comemora sanção de lei que beneficia agricultores

Eunício Oliveira comemora produção da CCJ no primeiro semestre

Eunício Oliveira comemora recorde nas exportações do Ceará