Eunício Oliveira: comissão tem dever de buscar equilíbrio no novo Código Penal



Em discurso nesta quinta-feira (9), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) relatou o começo de “uma das tarefas mais importantes e relevantes da história jurídica recente”, com a instalação da comissão que vai analisar o anteprojeto do novo Código Penal (PLS 236/2012). Eunício é o presidente da comissão, que tem o senador Pedro Taques (PDT-MT) como relator. A primeira reunião de trabalho está marcada para a próxima terça-feira (14).

Segundo Eunício, o momento lembra a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, quando vários grupos de interesse compareciam ao Congresso Nacional para apresentar suas demandas e buscar garantia de direitos.

Da mesma forma, disse Eunício, o Congresso tem agora o dever de equilibrar os interesses, diante da importância do assunto e da passagem do Código Penal vigente desde a década de 1940 para a nova legislação.

Eunício disse que o atual código foi feito numa época de um Brasil predominantemente rural. Com as adições legais, ao longo do tempo, o código se tornou “uma colcha de retalhos”, observou. O senador registrou que, hoje, o Brasil é urbano, plural, moderno e globalizado e as leis precisam se adaptar a essa realidade.

O parlamentar cearense reconheceu que o código tratará de temas polêmicos, como aborto e drogas. Eunício lembrou que, no anteprojeto elaborado por juristas, algumas condutas foram descriminalizadas, enquanto outras passaram a ser tratadas como crimes.

O senador elogiou a comissão de juristas por ter trabalhado “com cuidado e competência”. O senador ressaltou que o anteprojeto tem mais de 500 artigos, contra 350 do atual código, e acrescentou que a comissão que preside vai trabalhar com muita dedicação.

– A legitimidade outorgada aos deputados e senadores nos capacita a alcançar o equilíbrio entre as proposições sugeridas e o sentimento majoritário da população brasileira – disse o senador.



09/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira vai pedir nova prorrogação do calendário de exame do novo Código Penal

Anteprojeto de Código Penal terá prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira

Eunício Oliveira saúda reforma Código Penal e defende modernização da legislação

Novo Código Penal deve ir a Plenário em junho, diz Eunício

Eunício vai presidir comissão temporária do Código Penal

Comissão aprova relatório do novo Código Penal