Anteprojeto de Código Penal terá prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira



O anteprojeto do novo Código Penal, que será elaborado por uma comissão de juristas, terá prioridade de tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Foi o que anunciou o presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) em audiência sobre segurança pública encerrada pouco antes do meio-dia desta quinta-feira (8).

– O compromisso desta presidência é que, tão logo chegue aqui o anteprojeto, vamos transformá-lo em projeto de lei para ser discutido. Espero que até dezembro tenhamos realizado esse debate para que a proposta se torne uma lei – declarou.

Durante a audiência, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da comissão de juristas, Gilson Dipp, informou que o anteprojeto ficará pronto até maio.

Ao ser questionado por jornalistas sobre o “jogo do bicho”, Gilson Dipp defendeu a criminalização dessa atividade:

 - Porque não é mais uma contravenção penal como o era décadas atrás; hoje é uma contravenção que atrai toda uma espécie de crimes mais graves, como aqueles associados à lavagem de dinheiro, à corrupção e a homicídios – afirmou.

Gilson Dipp também defendeu a tipificação do enriquecimento ilícito de funcionários públicos, “nos casos de aumento de patrimônio que não se possa justificar de forma fundamentada”. Ele ressaltou que “não há corrupção sem a presença de um agente público”, mas também afirmou “ser necessário se preocupar com os corruptores, que não são punidos nem sequer processados”.

Mais informações a seguir

Da Redação



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira saúda reforma Código Penal e defende modernização da legislação

Eunício Oliveira: comissão tem dever de buscar equilíbrio no novo Código Penal

Eunício Oliveira vai pedir nova prorrogação do calendário de exame do novo Código Penal

Reforma política será prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira

Eunício Oliveira diz que Ceará terá melhor rede de atendimento à saúde do Nordeste

Marta Suplicy aplaude anteprojeto do Código Penal