Eunício Oliveira ressalta importância do programa Mais Médicos para Norte e Nordeste



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em pronunciamento nesta quinta-feira (17), classificou a aprovação da medida provisória (MP) do programa Mais Médicos como uma reafirmação do compromisso do Senado com os anseios da população. Ele salientou a importância do programa para as regiões mais carentes do país, especialmente nos estados do Norte e do Nordeste.

- O aumento do número de médicos nas regiões onde havia, e ainda há, carência desses profissionais é uma necessidade mais do que urgente, pois o caminho é muito longo - avaliou.

Ao cumprimentar os representantes do governo, do Congresso Nacional e da sociedade pelo entendimento que permitiu a aprovação do Mais Médicos, Eunício frisou que o "pacto pela saúde" vai além da contratação de profissionais, mas requer ampliação da infraestrutura de atendimento.

O senador comunicou em Plenário que apresentou emenda à PEC do orçamento impositivo - aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 9 de outubro -  que reserva ao custeio das ações de saúde 50% do valor aprovado para as emendas parlamentares individuais. Em seus cálculos, a aprovação dessa emenda reforçará o orçamento do setor em mais de R$ 3,5 bilhões por ano.

- São novos recursos para investimentos que contribuirão, significativamente, para a melhoria quantitativa e qualitativa dos serviços públicos de saúde - afirmou.

Eunício Oliveira ainda defendeu a destinação de 15% da receita corrente líquida da União para ações e serviços de saúde.



17/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira quer mais integração dos estados do Norte e do Nordeste com o Mercosul

Eunício Oliveira destaca importância de investimentos no combate à seca no Nordeste

Eunício Oliveira ressalta benefícios do Bolsa Família

Eunício Oliveira elogia ação do governo para o combate à seca no Nordeste

Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte

Eunício Oliveira diz que Ceará terá melhor rede de atendimento à saúde do Nordeste