Eurípedes tem propostas para atender ao trabalhador da construção civil



Trabalhador da construção civil, o senador Eurípedes Camargo (PT-DF), que assume a vaga aberta pelo licenciamento do senador Cristovam Buarque (PT-DF), anunciou que, como primeiros projetos, irá apresentar propostas para corrigir distorções na legislação trabalhista e da Previdência. Em entrevista à Agência Senado , ele considerou injusto que um profissional que se submete a condições de trabalho desgastantes tenha que obedecer às mesmas regras definidas para as demais profissões.

- Venho de uma categoria que é a construção civil, sou serralheiro. Não podemos aceitar que uma pessoa que tem que subir 20 andares, por fora de um prédio, sujeito a riscos e a desgastes que outras categorias não têm, se aposente com o mesmo tempo. É preciso diminuir esse tempo e adequar a legislação às diferentes realidades - avaliou.

Em outra proposta, o senador pretende abrir a possibilidade de instituições de crédito como a Caixa Econômica Federal financiarem a mão-de-obra utilizada na construção de imóveis residenciais. Atualmente, o financiamento abrange apenas a compra de imóveis e de material de construção. Assim, Eurípedes acredita que poderia haver um aquecimento desse setor da economia e um estímulo à contratação de trabalhadores com registro em carteira de trabalho.

Eurípedes informou que também irá propor a flexibilização da legislação que regula a construção de imóveis. Ele acredita que as exigências de que um engenheiro se responsabilize pela obra e de que um arquiteto assine as plantas de construção inviabilizam o acesso de pessoas de baixa renda à casa própria.

- As pessoas não têm acesso ao suporte técnico necessário por não disporem de recursos. No entanto, a ausência da assinatura do engenheiro e das plantas, feitas por arquitetos, impede a retirada do Habite-se . É preciso flexibilizar essas regras - ponderou, sugerindo que esse passo é importante para a regularização de favelas, que faz parte do programa do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele propõe que o encarregado da obra, com formação técnica, possa assumir essas responsabilidades. Segundo o senador, o encarregado da obra sabe exatamente como será a obra, do princípio ao fim.



04/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio e Eurípedes farão projeto para alfabetizar operários da construção civil

Eurípedes Camargo quer regulamentar profissões da construção civil

CAS debate aposentadoria especial para trabalhador da construção civil

Anac lança novo site para atender diferentes usuários da Aviação Civil

CAS aprova três propostas que ampliam proteção ao trabalhador

Trabalhador na construção poderá ter aposentadoria especial