Europa e América Latina debatem políticas de acesso à Justiça



Até esta sexta-feira (11), representantes de 21 países europeus e latino-americanos participam do encontro de Acesso ao Direito e à Justiça e Mecanismos Alternativos de Resolução de Conflitos, em Bogotá, Colômbia.

No encontro, que começou nessa terça-feira (8), os participantes trocam experiências sobre as estratégias para melhorar o acesso à Justiça e mecanismos alternativos de resolução de conflitos, estabelecendo uma plataforma comum de trabalho. Outro ponto de debate é a definição de projetos que podem ser propostos para o primeiro Plano de Ação do Programa a partir de um aprofundamento dos interesses dos países participantes.

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça participa do encontro na área de Justiça e apresenta experiências de políticas públicas na área de mediação de conflitos e a implementação de núcleos de acesso à Justiça em comunidades recém pacificadas, a exemplo do projeto Casa de Direitos, em fase de instalação nas UPP’s do Complexo do Alemão e Cidade de Deus do Rio de Janeiro. 

“A troca de experiências entre os países participantes gera oportunidade para aperfeiçoar as nossas políticas públicas, transferir o nosso conhecimento e pode resultar em novos projetos para fortalecer o acesso à Justiça no Brasil”, ressalta o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira.


Fonte:
Ministério da Justiça 



09/11/2011 18:28


Artigos Relacionados


Festival de teatro de bonecos reúne companhias da Europa e América Latina

Especialistas debatem hepatites virais na América Latina

Comissões debatem política econômica para América Latina

Pesquisadores da América Latina e Caribe debatem mapeamento de solos da região

Órgãos reguladores da União Europeia e América Latina debatem aviação civil

América Latina aponta Brasil como referência em políticas sociais