Órgãos reguladores da União Europeia e América Latina debatem aviação civil



Nos dias 25 e 26 de maio, o Rio de Janeiro recebe a Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil, encontro que vai discutir rumos e oportunidades de desenvolvimento do transporte aéreo das duas regiões. A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), União Europeia e Comissão Latino-americana de Aviação Civil (Clac).

Cerca de 300 representantes europeus e latino-americanos de órgãos reguladores, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e associações do setor estarão presentes no encontro. Na pauta, estão a remoção de barreiras para o transporte aéreo, desenvolvimento e tendências para as companhias aéreas, infraestrutura portuária, entre outros. 

Durante a cúpula, o Brasil firmará uma declaração sobre dois acordos importantes a serem assinados em julho com a União Europeia: um sobre o reconhecimento dos certificados de aeronavegabilidade e segurança para exportações da Embraer e outros fabricantes brasileiros e europeus; e outro sobre a designação de companhias aéreas dos países membros como europeias, ao invés de nacionais. As negociações para os acordos foram concluídas e a assinatura ocorrerá após o cumprimento das formalidades entre os países.

Os mediadores e palestrantes da Cúpula da União Europeia são representantes dos setores públicos e privados das duas regiões. Além do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, a abertura contará com a presença do ministro de Transporte da Espanha, José Blanco, e do presidente da Clac, José Huepe Pérez.

Todos os anos, mais de 20 milhões de passageiros viajam todos os anos em rotas diretas entre América Latina e União Europeia. Do Brasil, todas as semanas saem 198 voos com destino a sete países europeus (Alemanha (21), Espanha (30), França (46), Holanda (6), Itália (20), Inglaterra (17) e Portugal (58). Cerca de 20 países da União Europeia ainda não contam com ligações aéreas diretas com o Brasil.

Mais informações, assim como a programação completa do evento, estão disponíveis na página da Anac.  


Fonte:
Anac



21/05/2010 14:55


Artigos Relacionados


Senadores participam de XVI Conferência Interparlamentar sobre União Européia e América Latina

União Europeia e América Latina encerram disputa de 16 anos sobre produção de bananas

Almeida Lima defende concessões mútuas entre América Latina e União Européia

Geraldo Mesquita propõe que União Européia contribua para a extinção do analfabetismo na América Latina

Representantes do Brasil e da União Europeia debatem economia em Brasília

Brasil e União Europeia debatem clima e economia verde