Evento no sul da Bahia divulga agroecologia e a sustentabilidade em assentamentos rurais



O Assentamento Terra Vista (BA) sedia o I Encontro Regional sobre Sustentabilidade em Assentamentos Rurais e a 2ª. Oficina Manejo Agroecológico do Cacaueiro a partir desta quarta-feira (4), até domingo (8). Situado no município de Arataca, no Litoral Sul do estado, o assentamento aposta na agroecologia como modelo para o desenvolvimento sustentável.

 

O evento pretende difundir uma nova visão sobre o cultivo e os benefícios da agroecologia. Na programação, destacam-se atividades sobre a produção de mudas e coletas de sementes, enriquecimento florestal com o plantio de mais árvores nativas e manutenção das nascentes d’água com a recuperação de matas ciliares.

 

A expectativa é da participação de 150 pessoas, entre estudantes, agricultores, indígenas e assentados de oito áreas de reforma agrária situadas no litoral sul e extremo sul da Bahia. Assentamentos da região contam atualmente com viveiros com capacidade produtiva de 80 mil mudas frutíferas, para recomposição florestal e cacaueira.

 

Dentre as mudas produzidas no Terra Vista, estão espécies como  Jequitibá, Ipê Amarelo, Jacarandá e Pupunha. No assentamento funcionam o curso superior em agronomia e os cursos médios em agroecologica e computação, além do Centro Educacional Florestan Fernandes e da escola estadual Milton Santos. A área do  Terra Vista é de 904 hectares e a reserva legal chega a 313 hectares.



Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



03/08/2010 04:36


Artigos Relacionados


Evento no México mostra pesquisa de agroecologia realizada em assentamentos do MT

Agroecologia e produção orgânica são destaque em evento

Assentamentos rurais terão projetos de agroindústria

CAE aprova empréstimo para assentamentos rurais

Assentamentos do MS recebem mutirão de documentação para mulheres rurais

Incra sugere construção sustentável em assentamentos rurais fluminenses