Ex-embaixador nos Estados Unidos depõe na Comissão de Relações Exteriores
O diplomata Roberto Pinto Pereira Mameri Abdenur, que até o início deste ano ocupou o posto de embaixador brasileiro nos Estados Unidos, deverá comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta terça-feira (27). Ele deverá se pronunciar a respeito da entrevista que concedeu à revista Veja, publicada na edição de 7 de fevereiro, em que criticou a forma de promoção de diplomatas e a política externa do governo do PT.
Entre outras afirmações, Abdenur disse a Otávio Cabral, repórter que assina a entrevista, que atualmente há um sentimento generalizado de que os diplomatas são promovidos de acordo com sua afinidade política e ideológica, e não por competência. Ele também revelou que a política externa praticada no governo Luiz Inácio Lula da Silva é contaminada pelo antiamericanismo e pela orientação ideológica.
Roberto Abdenur disse à revista que sua maior crítica à atuação do Itamaraty diz respeito ao que considera uma dimensão exagerada dada à cooperação entre os países menos desenvolvidos como eixo básico da diplomacia brasileira. Ele criticou que diplomatas antigos e jovens estão sendo forçados a fazer a leitura de livros com viés antiamericano. "O Itamaraty não é lugar para bedel", reprovou.
O requerimento de audiência com o diplomata foi apresentado pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
16/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos
COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVA NOME DE EMBAIXADOR
COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES EXAMINA INDICAÇÃO DE EMBAIXADOR
Presidente da Comissão de Relações Exteriores recebe embaixador da Espanha
Embaixador americano diz que Brasil e Estados Unidos vivem importante momento nas relações bilaterais
Comissão de Relações Exteriores sabatina embaixador indicado para a Venezuela