Embaixador americano diz que Brasil e Estados Unidos vivem importante momento nas relações bilaterais



Ao sair de reunião restrita a senadores na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o embaixador dos Estados Unidos Clifford M. Sobel afirmou que o primeiro Fórum de CEOs (Chief Executive Officer, expressão em inglês para designar o principal executivo de uma empresa) Brasil-EUA, promovido pelo Palácio do Planalto e pela Casa Branca, marcaram um importante momento nas relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos.

- Eu penso que ambos os governos estão interessados em apoiar os nosso líderes empresariais na negociação para fazer crescer nosso comércio, o que inclui os produtos agrícolas - declarou, em inglês, o embaixador Clifford M. Sobel, em entrevista à Agência Senado e à TV Senado.

Além das questões tarifárias, reciprocidade diplomática, narcotráfico, democracia e Mercosul, o embaixador tratou também da visita de uma delegação de senadores norte-americanos ao Brasil, ainda este ano.

O presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), informou que uma delegação de senadores brasileiros visitará os Estados Unidos com o mesmo objetivo. Heráclito afirmou ter partido do embaixador a iniciativa de procurar a Comissão.

- Acho que essa iniciativa do embaixador é um fato importante, principalmente, em se tratando dos Estados Unidos. O embaixador tem demonstrado, desde o início de suas atividades no Brasil, um estilo completamente diferente dos que lhe antecederam, o que é muito positivo - declarou Heráclito Fortes.

Por sua vez, o embaixador afirmou que, para reduzir tarifas alfandegárias, é importante conversar. Ele afirmou ainda que virá novamente ao Senado e tem esperança de poder responder as questões levantadas pelos senadores brasileiros sobre os temas de interesse dos dois países.

- Tenho esperança de fazer um bom trabalho de explicar o ponto de vista americano sobre as questões em discussão.

Heráclito Fortes disse que, como presidente da CRE, tem procurado, o quanto possível, criar uma diplomacia parlamentar, que, "exercida de forma cautelosa e permanente", facilitamuito a diplomacia formal e ajuda o país.

- Isso é muito positivo no momento em que o Brasil alcança uma posição de destaque no cenário internacional e começa a ser foco de ciúmes nesta disputa comercial, que é desalmada - declarou Heráclito Fortes.

Heráclito Fortes afirmou que a entrada da Venezuela no Mercosul é uma questão técnica, que não deve ser politizada. Acrescentou que o governo venezuelano terá antes que resolver questões de tarifas e relativas as instituições democráticas.



16/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patriota pede explicações ao embaixador do Brasil no Irã sobre relações bilaterais

Ex-embaixador nos Estados Unidos depõe na Comissão de Relações Exteriores

"É importante estreitar laços entre Brasil e Estados Unidos", diz Mantega

CRE debate perspectivas das relações entre Brasil e Estados Unidos

Comissão recebe embaixador da França para debater relações bilaterais

Comissão do Mercosul pode debater relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos