Ex-jogador de futebol poderá virar técnico



O ex-jogador de futebol sem formação universitária em Educação Física poderá exercer a profissão de treinador, de acordo com projeto do ex-senador Luiz Estevão aprovado em decisão terminativa nesta quarta-feira (dia 18) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Atualmente, a legislação prevê que apenas os formados em Educação Física podem exercer a profissão.

Segundo o projeto aprovado, o ex-jogador somente poderá habilitar-se a exercer a função de treinador caso tenha atuado como atleta profissional pelo prazo de cinco anos. Além disso, o atleta que desejar virar técnico terá que ser submetido a um estágio, durante seis meses, como assistente técnico de treinador profissional de futebol.

Para o relator da matéria, senador Maguito Vilela (PMDB-GO), o projeto aprovado vem ao encontro dos interesses de inúmeros ex-jogadores de futebol que já exercem a profissão mas não encontram respaldo legal para isso. "Afinal de contas, esses atletas podem não ter um conhecimento técnico efetivo em Educação Física mas, com certeza, sabem muito bem o que ocorre dentro dos gramados", avaliou.

18/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Técnico da Nigéria diz que Oscar é seu jogador favorito na Copa

Maguito presta homenagem ao jogador de futebol Raí

Jogador inglês fala sobre racismo no futebol

Maguito é contra adiar fim do passe do jogador de futebol

Tourinho propõe barrar transferência de jogador de futebol com campeonato em andamento

CPI do Futebol suspeita de sonegação e evasão de divisas na compra de jogador do Flamengo