Exame cardíaco será feito via celular em SP
Serviço está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde
Desenvolvido por intermédio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, hospital estadual, o novo aparelho permitirá em breve que a eletrocardiografia seja realizada nas unidades solicitantes. O projeto já está em fase de teste no próprio Dante, no Hospital Regional Sul e no Ambulatório Várzea do Carmo, todos na capital paulista.
Atualmente, quando o médico de uma Unidade Básica de Saúde pede um eletrocardiograma, o paciente normalmente precisa procurar outra unidade, fazer o exame, retornar para buscar o laudo e então, apresentar para o médico que solicitou.
Com o novo aparelho será possível realizar o exame no próprio posto de saúde. Isso porque o resultado será encaminhado para um especialista do Dante Pazzanese, que irá analisar e devolver o laudo também via sinal de celular para o aparelho. Esta análise, que antes era feita direto no papel, levava cerca de cinco minutos para ser concluída. Com o novo sistema, totalmente automatizado, não leva mais que um minuto
Outra vantagem é que o aparelho não necessita de um computador para funcionar. Basta apenas sinal de transmissão de telefone celular.
“Com o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, queremos permitir que especialidades médicas cheguem a lugares distantes, beneficiando toda a população,” explica Leopoldo Piegas, diretor do Dante Pazzanese.
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera - São Paulo - SP.
Da Secretaria da Saúde
(L.F.)
12/17/2007
Artigos Relacionados
Retrato do desperdício será feito pelos Creas
Sarney diz que servidor não será perseguido por ter feito denúncias
Satélite feito por Brasil e China será lançado em dezembro
Agricultura: Controie do Greening será feito pelo produtor
Credenciamento de imprensa para Jogos Indígenas será feito até 30 de outubro
Registro para exportação de medicamentos será feito por sistema eletrônico