Exército ajuda no resgate de vítimas na Bolívia



O Ministério da Defesa autorizou, nessa quarta-feira (19), o envio de um helicóptero Cougar UE HM-3, do Exército Brasileiro, para atuar no socorro e resgate de famílias isoladas devido às enchentes no norte da Bolívia.

O helicóptero parte na manhã desta sexta-feira (21), do 1º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté (SP), rumo à cidade de Trindad, na província de Beni. A previsão é de que 45 militares farão parte da missão de apoio.

A participação do Exército atende a solicitação feita ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da embaixada brasileira na Bolívia. Segundo informou o Itamaraty, o pedido acolhe uma necessidade de resgate de pessoas em grave situação de risco. A previsão é que o apoio tenha duração de 10 dias. A aeronave brasileira, apta para emprego em missões de combate e apoio logístico, é capaz de transportar até 27 homens.

A ministra do Planejamento da Bolívia, Viviana Caro, intercedeu pessoalmente junto ao Brasil para pedir o auxílio às vítimas das chuvas e inundações. Viviana Caro solicitou o envio do helicóptero para apoiar a distribuição de alimentos e medicamentos, além de socorros às vítimas.

De acordo com informações do governo boliviano, 52 mil famílias foram afetadas e, até o momento, 46 pessoas morreram e outras 14 estão desaparecidas. Além disso, cerca de 36 mil hectares de áreas de lavouras foram destruídas pelas enchentes. As regiões mais devastadas são as zonas rurais e de difícil acesso dos departamentos de La Paz (oeste), Cochabamba (centro), Potosí (sudoeste) e Beni (nordeste).

Fonte: 
Ministério da Defesa



20/02/2014 12:59


Artigos Relacionados


Efraim Morais critica ajuda do governo à vítimas de expropriação de terras na Bolívia

Metrô: Serra diz que prioridade é o resgate das vítimas

Famílias das vítimas do voo 447 vão exigir resgate de todos os corpos

Brigadeiro relata dificuldades do resgate das vítimas do vôo 1907 da Gol

Curso aprimora ação de bombeiros no resgate de vítimas de desastres

Alckmin visita treinamento de resgate à vítimas do Corpo de Bombeiros