Expansão da capacidade produtiva foi principal fator para investimentos na indústria este ano, diz FGV



O desejo de expandir a capacidade produtiva foi o principal fator que impulsionou os empresários industriais a fazer investimentos em 2011. O motivo foi apontado por 36% das empresas pesquisadas. No ano passado, essa explicação para a ampliação dos investimentos produtivos foi citada por 40% delas.

A constatação faz parte da Sondagem de Investimentos, divulgada nesta segunda-feira (20) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento foi feito nos meses de abril e maio e revela, ainda, que entre 1998 e 2010, a expansão de capacidade foi o objetivo mais citado em apenas quatro edições da sondagem: 2007, 2008, 2010 e 2011.

O segundo motivo para a opção por investimentos este ano é o aumento da eficiência produtiva, assinalado por 33% das empresas, contra 28% em 2010. A indicação de substituição de máquinas e/ou equipamentos como principal objetivo diminuiu de 18% para 15% de um ano para outro. Já a proporção dos empresários que dizem estar sem programa de investimento ficou em 16% do total, também acima dos 14% registrados em 2010.

A sondagem também constatou que em 2011 o número de empresas industriais que apontaram algum tipo de dificuldade para fazer investimentos em capital fixo ficou estável em relação ao ano passado, em 33% do total. Esse resultado, no entanto, é bem inferior ao registrado em 2009 (87%), período em que os investimentos foram afetados pela crise internacional.

Ainda de acordo com o documento, o principal fator inibidor desses investimentos é a carga tributária elevada, apontada por 42% das empresas. O resultado aponta um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Em seguida, aparecem a limitação de recursos próprios (34% das empresas, ante 42% em 2010), o custo de financiamento (33%) e a limitação de crédito (24%). O item incertezas acerca da demanda foi citado por 19% da empresas, ficando 1 ponto percentual abaixo do ano passado e bem inferior aos 50% alcançados em 2009.

A Sondagem de Investimentos é um levantamento estatístico trimestral que fornece sinalizações sobre o rumo dos investimentos produtivos no setor industrial. Para fazer o estudo, foram coletadas informações de 812 empresas no período entre 7 de abril e 31 de maio.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/06/2011 15:03


Artigos Relacionados


Maldaner: Brasil precisa investir em infraestrutura para desenvolver capacidade produtiva

Azeredo comemora expansão da capacidade de produção da Usiminas

Paim lembra acordo para votar este mês projeto que acaba com fator previdenciário

Governo busca investimentos chineses para a cadeia produtiva do lítio

Índice revela que Indústria reduziu uso da capacidade instalada para se ajustar à queda da demanda

Principal competição de esportes radicais do mundo acontece em Foz do Iguaçu (PR) este mês