Governo busca investimentos chineses para a cadeia produtiva do lítio



O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) recebe, na tarde desta sexta-feira (6), empresários e representantes de entidades de comércio e investimento da China e do Brasil em um seminário sobre a cadeia produtiva do lítio.

O objetivo do encontro é atrair para o País potenciais parceiros e investidores para a extração, beneficiamento e transformação do mineral, utilizado na produção de baterias de celulares e de veículos elétricos, dentre outros produtos.

Segundo dados do DNPM, no Brasil, Minas Gerais – municípios de Araçuaí e Itinga - e Ceará – Solenópole e Quixeramobim - detém reservas do mineral. O consumo interno de compostos de lítio está distribuído entre a indústria química (fabricação de graxas e lubrificantes), metalurgia (fabricação de alumínio primário), indústria cerâmica e fabricação de baterias e indústria nuclear (fabricação de reatores).

Participarão do encontro representantes dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Embaixada e do Banco de Desenvolvimento da China e de empresas chinesas.

O evento será realizado pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Mdic, em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 



06/05/2011 16:41


Artigos Relacionados


Cadeia produtiva do lítio atrai investidores japoneses para São Paulo

Governo publica novas regras para cadeia produtiva de motocicletas

Embrapa promove capacitação para cadeia produtiva da uva

Inscrições para interessados em desenvolver cadeia produtiva do biodiesel vão até dia 20

Reunião debate ações para fortalecer cadeia produtiva do arroz

Ministério assina acordo com rede de supermercados para fortalecer cadeia produtiva da pesca