Expansão do PIB coloca Brasil em quarto lugar entre Brics
O crescimento de 4,2% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010 colocou o País na quarta posição entre as nações emergentes que formam o Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na lista, liderada pela China, que teve expansão de 9,7% no período, o desempenho do Brasil supera apenas o da Rússia, com expansão de 4,1%. No ranking, a Índia aparece na segunda colocação, com crescimento de 7,8%, seguida pela África do Sul, que registrou alta de 4,8%.
Os dados, produzidos com base em informações do Instituto de Estatística do Banco Mundial, foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já em uma listagem mais ampla, composta por 14 países e pela União Europeia (EU), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2011 em relação ao último trimestre de 2010 aparece na terceira colocação, assim como o vizinho Chile, que também teve expansão de 1,3% nessa base de comparação.
Apenas Alemanha (1,5%) e Coreia do Sul (1,4%) aparecem à frente do Brasil. Com desempenho mais fraco estão França (1%), Bélgica (1,0%) e União Europeia (0,8%), entre outros.
Fonte:
Agência Brasil
03/06/2011 19:18
Artigos Relacionados
Petrobras passa de nono para quarto lugar entre as maiores empresas do setor no mundo
Petrobras passa de nono para quarto lugar entre as maiores empresas do setor no mundo
Brasil fica em quarto lugar no Viña Sevens de Rugby
Ranking mundial de competitividade coloca Brasil em 58º lugar
Brasil ocupa quarto lugar em número de mortes decorrentes do consumo de álcool
Sarney coloca Aureliano entre os grandes homens do Brasil