Petrobras passa de nono para quarto lugar entre as maiores empresas do setor no mundo



Rio de Janeiro - A Petrobras subiu do nono para o quarto lugar no ranking das 50 maiores empresas de energia do mundo, segundo avaliação da consultora PFC Energy. Segundo nota divulgada na noite de ontem (26) pela estatal brasileira, o cálculo levou em conta o valor de mercado das companhias em dezembro do ano passado.

Segundo a PFC Energy, ao longo de 2009, as ações da Petrobras registraram alta de 103%, índice maior do que o alcançado pelas três primeiras da lista (PetroChina, Exxon e BHP Billiton). A consultoria destacou, ainda, o rápido crescimento da Petrobras, que saiu da 23ª colocação para o quarto lugar, em apenas oito anos. Nesse período, o valor de mercado da Companhia subiu de US$ 96,8 bilhões de dólares para US$ 199,2 bilhões, segundo a empresa.

A estatal brasileira superou empresas do porte da Shell, da BP, da Sinopec, da Chevron, da Total, e da Gasprom, que, pela ordem, também estão entre as dez maiores empresas de energia do mundo.

A PFC Energy é uma consultoria de energia com atuação em empresas e governos em todo o mundo há mais de 20 anos. Ela publica anualmente o ranking das 50 maiores companhias de energia com ações em bolsa – usando como principal critério o desempenho no mercado de capitais. Fundada em 1984, a PFC Energy tem escritórios em Washington, Paris, Houston, Bahrain, Lausanne, Kuala Lumpur e Buenos Aires.



19/08/2010 04:29


Artigos Relacionados


Petrobras passa de nono para quarto lugar entre as maiores empresas do setor no mundo

Expansão do PIB coloca Brasil em quarto lugar entre Brics

Para Simon, Mário Covas tem lugar assegurado entre os maiores políticos brasileiros

Brasil segue em nono lugar no ranking da Fifa

Petrobras ocupa 3º lugar entre as marcas brasileiras mais valiosas

Potencial hidrelétrico brasileiro está entre os cinco maiores do mundo