Expedito cobra da Câmara votação da PEC dos servidores de Rondônia
O senador Expedito Júnior (PR-RO) cobrou nesta terça-feira (12), da Câmara dos Deputados, a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que transferiu servidores públicos do ex-território federal e atual estado de Rondônia para a folha de pagamentos da União. Ele explicou que a PEC 483/05, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), buscou dar a Rondônia o mesmo tratamento dispensado aos ex-territórios do Amapá e de Roraima.
De acordo com informação publicada no site de Fátima Cleide, a PEC foi aprovada em comissão especial da Câmara em dezembro do ano passado e desde o início da atual legislatura está pronta para ser incluída na pauta do Plenário daquela Casa. A matéria, entretanto, não foi colocada em votação pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), nem mesmo depois, segundo Expedito, de os líderes partidários no Senado terem assinado um requerimento pedindo para que o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) dialogasse com o deputado a respeito.
- É uma pouca vergonha o que está acontecendo. Eu vejo aqui alguns senadores brigando pelo projeto da aposentadoria, que foi votado nesta Casa e que também se encontra paralisado na Câmara dos Deputados. A PEC dos servidores de Rondônia está paralisada no gabinete ou nas gavetas do presidente Arlindo Chinaglia - protestou Expedito.
O senador voltou a apelar a Garibaldi para que entrasse em entendimento sobre o assunto com o presidente da Câmara.
- Vossa Excelência tem se demonstrado extremamente parceiro nosso. Eu faria esse apelo, para que a PEC fosse votada, pedindo até pelo amor de Deus, Sr. presidente. É a salvação do nosso estado. É um estado pequeno e nós não queremos estar de pires na mão pedindo nada para ninguém - disse o senador.
Boi-Bumbá
Expedito Júnior também cumprimentou a cidade de Guajará-Mirim pela realização, no último fim de semana, do Festival Folclórico com os bois-bumbás Flor-do-Campo e Malhadinho, que reuniu entre 10 mil e 15 mil pessoas. Na opinião do parlamentar, a festa rivaliza com o célebre folguedo realizado na cidade amazonense de Parintins.
- Infelizmente, falta ainda muita estrutura para que o município de Guajará-Mirim possa receber todos aqueles apaixonados pela cultura e pela festa dos bois-bumbás. Apesar da dificuldade financeira, há de ser reconhecido o grande trabalho que faz a população e principalmente as associações dos bois Malhadinho e Flor-do-Campo - ponderou o parlamentar.
O senador elogiou igualmente "o grande trabalho que vem sendo feito no município de Rolim de Moura" pela administração da prefeita Mileni Mota. Segundo ele, durante o mandato de Mileni, foram investidos praticamente R$ 31 milhões em recursos do estado, da União, do governo federal, e do próprio município.
12/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior apela à Câmara por votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia
Expedito Júnior pede que Garibaldi interceda pela votação, na Câmara, de PEC de interesse de servidores de Rondônia
Expedito pede que a Câmara vote PEC que federaliza servidores de Rondônia
Expedito Júnior faz apelo à Câmara por transposição do regime dos servidores de Rondônia
Expedito Júnior cobra aprovação de PEC que transfere servidores de Rondônia para quadro da União
Expedito Júnior critica nota da CUT sobre votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia