Expedito Júnior comenta risco de chacina em reserva e embargo à carne de Rondônia
O senador Expedito Júnior (PR-RO) comentou nesta quinta-feira (1º) documento encaminhado pelo governador Ivo Cassol à Procuradoria Geral da República, ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Ministério da Justiça e à Presidência da República alertando para o risco de ocorrer nova chacina entre garimpeiros e índios Cinta-Larga na reserva Roosevelt, em Rondônia, área rica em diamantes.
Expedito Júnior afirmou que "a maior jazida de diamantes do mundo vem sendo dilapidada de forma irracional". Além de também enviar cópia do documento à Mesa do Senado, o parlamentar reivindicou a votação de projeto do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que disciplina a exploração da jazida na reserva dos índios Cinta-Larga.
Em seguida, Expedito Júnior fez um apelo à bancada do Rio Grande do Sul no Senado para negociar a revogação de portaria editada pela governadora Yeda Crusius impedindo a entrada de carne de Rondônia e do Acre no Rio Grande do Sul. Embora focos de febre aftosa tenham sido detectados em cidades da Bolívia na fronteira com Rondônia, o parlamentar disse não acreditar que esse estado tenha sido o motivo do embargo.
- O que tem a ver Rondônia com a febre aftosa da Bolívia se 100% das nossas quase 13 milhões de cabeças de gado foram vacinadas contra a doença? - questionou.
Expedito Júnior também informou ter consultado o Ministério da Agricultura sobre a questão, que teria assegurado não haver justificativa para restrição sanitária à carne de Rondônia, área considerada livre de aftosa.
Em aparte, Valdir Raupp (PMDB-RO) considerou uma injustiça a restrição comercial imposta pelo governo do Rio Grande do Sul, reivindicando ainda uma saída para o conflito entre garimpeiros e índios na reserva Roosevelt.01/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Junior cobra promessa de Minc de manter posseiros em reserva florestal de Rondônia
Raupp alerta para risco de chacina de garimpeiros em Rondônia
Expedito Júnior critica proposta de ampliação de reserva indígena
Expedito Júnior defende solução negociada para moradores de reserva
Expedito Júnior pede asfalto para a BR 429, em Rondônia
Expedito Júnior diz que PEC que beneficia servidores de Rondônia 'tem pegadinha'