Raupp alerta para risco de chacina de garimpeiros em Rondônia
O líder do PMDB Valdir Raupp (RO) alertou em Plenário, nesta segunda-feira (26), para o risco de chacina de garimpeiros envolvidos na exploração ilegal de diamantes no garimpo de Laje, localizado na Reserva Roosevelt, em terras dos índios cintas-largas em Rondônia.
Raupp solicitou providências urgentes aos ministérios da Justiça, do Meio Ambiente e das Minas e Energia, para que seja regulamentada a exploração de diamantes na reserva. Na avaliação do senador, essa seria a única saída para evitar nova tragédia na região, tal como aconteceu em 2004, quando 29 garimpeiros foram mortos pelos índios cintas-largas.
- De uma coisa podemos estar seguros: basta não fazermos nada para assistir, em breve, a novo banho de sangue na região - advertiu.
O senador propôs ainda a criação de uma empresa estatal para negociar os diamantes extraídos do garimpo, acabando, assim, com o contrabando. Ele defendeu também a concessão da exploração aos indígenas, que teriam oportunidade de melhorar seu padrão de vida, tal como se deu com índios canadenses.
Para Raupp, a estratégia da proibição não será suficiente para resolver a questão, uma vez que não anula a atração que os diamantes exercem sobre os garimpeiros e contrabandistas.
Rodovias
No início de seu pronunciamento, Raupp pediu ainda providências urgentes ao Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit) para que efetue reparos em rodovias em seu estado danificadas pelas fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses.
26/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior comenta risco de chacina em reserva e embargo à carne de Rondônia
AMORIM ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RONDÔNIA
Raupp alerta para risco de atraso em projetos de produção de energia
Raupp quer indenização para famílias de garimpeiros mortos por índios
Para garimpeiros, continua normal a extração de diamantes em reserva indígena de Rondônia
Valdir Raupp pede providências para o conflito entre garimpeiros e índios Cinta-Larga