Experiências inovadoras são destaque em mostra nacional
Trabalhos em parceria com as escolas, envolvendo não só cuidados básicos com a saúde, mas também para o desenvolvimento de uma cultura de paz entre crianças e adolescentes. Este é o tema de alguns dos 4.351 relatos selecionadas para a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que acontece entre os dias 12 e 15 de março, em Brasília. Para esta quarta edição, são esperadas 10 mil pessoas de todas as regiões do País.
Da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Madalena, de São Paulo, vem o trabalho desenvolvido junto à escola Arlindo Caetano Filho, com 600 alunos matriculados. Atendendo a uma população de 7 mil pessoas de uma área de ocupação desordenada, em situação de risco sanitário e socioeconômico, os profissionais da UBS verificaram a necessidade de prevenir doenças e também a gestação precoce entre crianças e adolescentes a partir da análise dos dados do Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB).
A meta era mudar o destino destas crianças, ou seja, evitar a gravidez na adolescência, a infecção por doenças sexualmente transmissíveis e os comportamentos violentos. Desta forma, as equipes de saúde da família elaboraram propostas de ações, que depois foram discutidas com o conselho gestor local, os pais dos alunos, professores, além dos profissionais de saúde do NASF (Núcleo de Apoio do Saúde da Família) de referência e da vigilância em Saúde.
Ao longo de todo o ano de 2013, o trabalho desenvolvido com os estudantes envolveu pais, professores e profissionais de saúde, com palestras, exibição de vídeos com debates e dinâmicas de grupo, em que foram abordados temas como a violência, construção de futuro, gravidez na adolescência, dúvidas sobre sexualidade, entre outros. Para este ano, foram incluídas as ações previstas no Programa Saúde na Escola, envolvendo a avaliação da cobertura vacinal dos estudantes e o estímulo à alimentação saudável.
Em São José da Lapa (MG), o trabalho foi desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos níveis fundamental e médio da escola Beatriz Maria de Jesus. Os temas trabalhados foram relacionados à promoção da saúde e, em especial, métodos contraceptivos na adolescência. Com o apoio de profissionais de saúde e professores, os estudantes buscaram informações sobre os temas e, a partir daí, foi elaborada uma cartilha sobre métodos contraceptivos e criado um blog para realização de enquetes e para tirar dúvidas dos demais estudantes da escola.
O evento
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família aposta em novas linguagens e viabiliza um intercâmbio inovador de experiências, incentivando abordagens mais criativas e leves para as apresentações desses relatos, que serão feitas nos espaços principais do evento, chamados Cirandas de Experiências, Dedos de Prosas e Pontos de Encontros. As 100 melhores experiências serão premiadas ao final da mostra.
A Mostra é promovida pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, em Brasília. A abertura, a partir das 19 horas do dia 12 de março, contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que também participará da Mesa de Abertura, sobre o papel central da atenção básica nas redes de atenção à saúde.
Fonte:
Portal Brasil
11/03/2014 16:02
Artigos Relacionados
Prêmio vai contemplar professores com experiências inovadoras
Professores de 18 estados brasileiros serão premiados por experiências inovadoras
Inscrições abertas para a Mostra Nacional de Experiências em Saúde Básica
Prorrogado prazo para inscrição na Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica
Financiamento para pequenas empresas inovadoras é destaque da TV Senado
Mostra de Experiências reunirá casos de sucesso no SUS