Exportação de couros cresce 72% neste ano e atinge US$ 1,17 bi até agosto



Nos oito primeiros meses de 2010, as exportações brasileiras de couros registraram US$ 1,17 bilhão, 72% a mais do que o mesmo período do ano passado. Apenas em agosto, as vendas totalizaram US$ 154 milhões. As informações são do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base nos dados da prévia da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior.


De acordo com o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, apesar dos bons resultados até o momento, o setor não deve continuar nesse ritmo de exportação até o fim do ano. Segundo Goerlich, as empresas de processamento e produção de couro estão com dificuldades em adquirir matéria-prima, uma vez que vários frigoríficos estão parados ou reduzindo as escalas de abate de bovinos por falta de gado.
 

“Para agravar este cenário, na outra ponta, no mercado internacional, onde os preços estão em queda, os exportadores brasileiros não estão conseguindo alcançar preços que cubram seus custos”, acrescenta.
 

Ainda na opinião do presidente do CICB, a recuperação da competitividade do setor também é prejudicada pelas altas taxas de juros, pesada carga tributária, falta de crédito, grande burocracia e a supervalorização do real. De toda forma, o setor curtidor vem reforçando iniciativas para valorizar cada vez mais o couro nacional no exterior, a exemplo da bem-sucedida campanha “Brazilian Leather”.   
 

A iniciativa “Brazilian Leather” é conduzida pelo CICB em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 

Contraponto
 
A exportação de couro, especialmente do produto in natura (o wet blue) tem sido alvo de preocupação do setor calçadista brasileiro (fabricantes de sapatos). Para feito de comparação, enquanto a exportação de couro cresceu 72% até agosto, as exportações de calçados aumentaram apenas 15,2% no acumulado de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período de 2009, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
 

Para os calçadistas, a disparidade entre essas cifras significa que o Brasil está exportando mais matéria prima (como o couro) do que produtos acabados, ou manufaturados – como os sapatos. A manufatura do couro por indústrias nacionais (ou seja, a fabricação do sapato aqui mesmo) ajuda a criar empregos no País, ao passo que a exportação do couro gera empregos nos países que compram esse produto, geralmente China e Itália, onde os sapatos serão fabricados e depois vendidos aos outros países, entre eles o Brasil.

Fonte:
Apex-Brasil
Portal Brasil

 



13/09/2010 21:05


Artigos Relacionados


Banco do Brasil atinge em março recorde de empréstimos para financiar exportação

Exportação do agronegócio cresce 19,7% em maio

Exportação de calçado cresce 7% em receita

Exportação de vinho brasileiro engarrafado cresce 33,6% em 2011

Exportação de vinhos brasileiros para a Holanda cresce 150%

Exportação de carne bovina brasileira cresce 11,7% em janeiro, diz Abiec