Exposição Animais em Foco é aberta no Senado



A exposição fotográfica Animais em Foco, que retrata aspectos da convivência entre homens e animais ao redor do mundo, foi aberta nesta segunda-feira (28) na Senado Galeria, localizada no andar térreo do Anexo I do Senado Federal. A mostra, que é uma parceria entre o Senado e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals - WSPA), poderá ser vista até o dia 14 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

De acordo com o gerente de Comunicação e Campanha da WSPA, Antonio Augusto Silva, a exposição pretende sensibilizar as pessoas sobre o fato de que os animais são seres sencientes (que têm sensações), dignos de consideração e respeito. A entidade também espera colher dez milhões de assinaturas em todo o mundo para que a Organização das Nações Unidas (ONU) vote, ainda em 2007, a Declaração Universal sobre Bem-Estar Animal. Quem for à exposição poderá assinar a proposta do documento e assistir a um vídeo institucional da WSPA.

Criada há 25 anos, a WSPA reúne 650 afiliadas (60 delas no Brasil) e promove ações que procuram elevar a conscientização sobre o bem-estar animal em 142 países. Com sede na Inglaterra, a entidade conta com status de órgão consultivo da ONU e possui escritório próprio no Brasil - no Rio de Janeiro - desde 2004.

As fotografias de Animais em Foco foram expostas há dois meses em Londres e irão ainda percorrer diversos países, segundo Antonio Augusto. As peças da mostra encontram-se distribuídas em sete módulos.

Fotografias

O módulo "O Trabalho das Afiliadas" mostra ações desenvolvidas em conjunto entre a WSPA e outras entidades, como a aquisição de áreas naturais selvagens na Turquia para a reintrodução de espécies ameaçadas pelo homem.

"Educação e Conscientização" exibe atividades turísticas que contam com o apoio da WSPA, como a observação recreativa de baleias no arquipélago português dos Açores. "Cuidados e Reabilitação" mostra fotos de animais recuperados que recebem tratamento veterinário pago pela WSPA, a exemplo de um elefante em uma clínica no Sri Lanka, na Ásia.

"Animais em Desastres Naturais" retrata o trabalho da entidade na recuperação de animais sobreviventes a enchentes, inundações e tragédias, como o tsunami (onda gigante gerada por distúrbios sísmicos) ocorrido no Oceano Índico, em dezembro de 2004, além do terremoto registrado no Paquistão, em outubro do ano seguinte. Segundo Antonio Augusto, a WSPA também procura substituir os animais domésticos que são mortos nessas circunstâncias, pois a maioria das espécies costuma ser utilizada como mão-de-obra por famílias que moram nas regiões atingidas pelas tragédias.

Os módulos "Exploração dos Animais" e "Animais em Entretenimento" exibem imagens de caça a diversas espécies, como baleias, focas e antílopes, além de outros animais que são utilizados em atrações supostamente inocentes, como os ursos-dançarinos do Paquistão e da Índia. Eles parecem dançar porque, durante a exibição, fazem suas evoluções sobre uma chapa aquecida que os mantêm em constante movimento, conforme explica Antonio Augusto. Já o módulo "Animais de Trabalho e de Produção" exibe imagens que atestam a importância de jumentos, camelos, bois, galinhas e búfalos no trabalho de carga em diversas regiões do mundo.



28/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição O Senado e seus Presidentes é aberta em Brasília

Aberta no Senado exposição de arte de portadores da síndrome de Down

Aberta no Senado exposição de fotografias sobre conservação ambiental

EXPOSIÇÃO SOBRE A PARAÍBA SERÁ ABERTA NA SENADO GALERIA

EXPOSIÇÃO "O SENADO E OS SENADORES" SERÁ ABERTA NESTA SEXTA

Aberta na Biblioteca do Senado exposição sobre história da América Latina