Exposição Brasil Ofícios e Saberes é realizada em Goiânia
No próximo dia 12 de dezembro, o Espaço Cultural da Agência Central dos Correios em Goiânia (GO) recebe a exposição Brasil Ofícios e Saberes, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO). A mostra divulga seis bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil que expressam Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer. Entre eles estão as bonecas karajá em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará; o ofício das paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo; o modo de fazer viola-de-cocho em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o oício das baianas de acarajé, na Bahia; o modo artesanal de fazer queijo de minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre; e modo de fazer renda irlandesa, em Sergipe.
Durante a abertura, será lançado o DVD Brasil Ofícios e Saberes, que tem por objetivo divulgar para o grande público parte do patrimônio imaterial de diferentes regiões brasileiras. A exposição permanecerá em Goiânia até o dia 25 de fevereiro de 2014 durante o horário de atendimento normal da Agência Central dos Correios, de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30.
O projeto foi idealizado pela produtora cultural Ana Maria Xavier, e realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Patrocínio da Scania e apoio institucional do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. A exposição teve início na cidade de São Bernardo do Campo (SP) e participou do evento “Muitos Povos, Uma Cidade”, seguindo para Vila Velha (ES) e Palmas (TO). Após a etapa de Goiânia a exposição será montada no metrô de São Paulo.
Em Goiânia, a mostra conta com a parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que disponibilizou o Espaço Cultural da sua Agência Central na Praça Cívica. Com curadoria da antropóloga Maria Lucia Montes, a exposição é montada em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados e estruturada em seis módulos, sendo um para cada bem cultural, utilizando imagens, textos e documentários de seis minutos, exibidos de forma ininterrupta. A exposição apresenta também os objetos e utensílios utilizados no processo de produção dos bens, como algumas bonecas karajá e os principais ingredientes do preparo do acarajé.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
10/12/2013 17:32
Artigos Relacionados
Começa hoje exposição de Artes e Ofícios do Bixiga
Estudantes visitam exposição da Embrapa em Goiânia
Exposição: O Imigrante e Seus Ofícios está em cartaz no Memorial do Imigrante
Exposição realizada pela Fapesp é destaque nos Estados Unidos
Exposição realizada pelo Metrô homenageia Adhemar Ferreira da Silva
Campanha Move Brasil é realizada em 20 estados