Exposição celebra o centenário de Jorge Amado
Vertentes pouco conhecidas de um dos maiores escritores brasileiros estão disponíveis em material inédito no Museu da Língua Portuguesa
Em meio a cartas, fotos, vídeos e textos, a exposição Jorge Amado e Universal: Um olhar inusitado sobre o homem e a obra revela uma personalidade pluralista. Conhecido por livros cujos temas abordam sobretudo a Bahia, o autor transcendeu o tema, versando também sobre igualdade social e racial e sobre um Brasil mais homogêneo. “Ele pregava a tolerância, o respeito e a troca cultural. Não foi à toa que em um dos espaços colocamos elementos da umbanda, candomblé, catolicismo popular, judaísmo e do islamismo”, explica a consultora de conteúdo da mostra, Ilana Goldstein.
Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a mostra está dividida em módulos, cada um deles dedicado a um aspecto marcante na vida do autor: os personagens, a faceta política do escritor, a malandragem e a sensualidade presentes em sua obra, a Bahia (re)inventada por Jorge Amado e um espaço com depoimentos de amigos, artistas e críticos. A filha mais nova do escritor, Paloma Jorge Amado, se emocionou com o que viu. “Essa exposição retrata tão bem esse homem que está completando 100 anos e é atemporal. Quem entrar aqui vai entender tudo, e isso é o mais importante”.
A exposição celebra o centenário de um dos maiores escritores brasileiros e propõe que os visitantes conheçam traços de Jorge Amado que acabaram ofuscados por versões que deram origem a novelas, filmes e séries de TV. “Todo mundo tem um Jorge Amado na cabeça. Queríamos uma exposição a partir da qual o visitante pudesse sair com 700 Jorge Amado. A exposição vai mostrar para as pessoas quem era ele, o que era a Bahia, como era o mundo e o que ele fez”, explica o diretor da exposição William Nacked.
A mostra fica em São Paulo até 22 de julho, quando segue para o Museu de Arte Moderna da Bahia (de 10 de agosto a 14 de outubro de 2012).
Serviço
Jorge Amado e Universal: Um olhar inusitado sobre o homem e a obra
Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº - Centro, São Paulo
Tel.: (11) 3326.0775
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Até 22 de julho
Do Portal do Governo do Estado
04/17/2012
Artigos Relacionados
Brasil homenageia centenário de Jorge Amado
Centenário de Jorge Amado será celebrado em sessão solene
Jorge Amado é homenageado pelo Congresso no centenário de seu nascimento
Congresso vai celebrar em agosto centenário de nascimento de Jorge Amado
Congresso homenageia centenário de Jorge Amado em sessão solene
Parlamentares lembram vida e obra de Jorge Amado no centenário de seu nascimento