Parlamentares lembram vida e obra de Jorge Amado no centenário de seu nascimento



A riqueza da obra literária de Jorge Amado, a proximidade de personagens com a alma do povo brasileiro, notadamente o baiano, e as idéias libertárias e o olhar sempre crítico do escritor em relação ao quadro político e social foram destacados nas homenagens a ele prestadas em sessão solene do Congresso realizada para celebrar o centenário de seu nascimento, nesta segunda-feira (6).

- Jorge Amado é a mais forte presença de escritor na vida brasileira, não só por sua obra literária inigualável, mas por sua capacidade de agir para construir o bem – destacou o presidente do Senado, José Sarney, que presidiu a sessão, realizada no Plenário da Casa.

Participaram, além de senadores e deputados, o governador da Bahia, Jaques Wagner e integrantes de sua equipe, assim como representante da área da cultura do governo federal. Da família do escritor baiano, falecido há onze anos, estavam o filho João Jorge Amado e o neto Bruno Amado.

A iniciativa partiu do presidente do Senado, José Sarney e da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Também assinaram o pedido de homenagem os outros dois senadores baianos, Walter Pinheiro (PT) e João Durval (PDT).

Mais informações a seguir



06/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Amado é homenageado pelo Congresso no centenário de seu nascimento

Congresso vai celebrar em agosto centenário de nascimento de Jorge Amado

Senadores lembram centenário de nascimento de Jaime Câmara

Brasil homenageia centenário de Jorge Amado

Exposição celebra o centenário de Jorge Amado

Centenário de Jorge Amado será celebrado em sessão solene