EXPOSIÇÃO CONTA HISTÓRIA DE POVO VIKING
A exposição foi realizada por iniciativa da Embaixada da Noruega, que pretende divulgar a cultura, o cotidiano, a religião e o artesanato daquele povo. De acordo com material explicativo distribuído pela embaixada, os vikings ficaram famosos por seu papel de senhores do mar e piratas ferozes e cruéis. "Mas esta não é toda a história", esclarece o folheto distribuído pela Embaixada, informando que eles eram também camponeses, poetas, legisladores, artistas e exploradores de mares desconhecidos, tendo sido responsáveis ainda pela fundação de novos países.
Os visitantes poderão conhecer a história dos vikings por meio de painéis e fotos de objetos que pertenceram a esse povo e que foram encontrados no barco de Oseberg, datado do ano 800 D.C., aproximadamente. Ferramentas, armas, jóias, utensílios domésticos e objetos entalhados em madeiras são alguns dos achados.
Paralelamente à mostra dos vikings há a exposição da série "Perfil da Noruega", com apresentação de dados sobre a modernidade industrial nos setores de energia e petróleo, design, pesca, esportes e cultura dos noruegueses, além de bonecas em diferentes trajes típicos do país.
18/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
EXPOSIÇÃO CONTA HISTÓRIA DE ISRAEL
Exposição virtual conta a história do futebol
EXPOSIÇÃO PERMANENTE CONTA A HISTÓRIA DO SENADO
Exposição conta a história dos 80 anos do PCdoB
Exposição conta a história e a importância do Prêmio Nobel
Exposição em Brasília conta a história da saúde no País