Exposição de selos raros comemora Dia Mundial dos Correios



Os visitantes terão oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da fabricação de selos no País. A exposição ficará aberta até o dia 23

 

O Dia Mundial dos Correios é comemorado nesta terça-feira (9) - data que marca a fundação, em 1874, da União Postal Universal (UPU), entidade que reúne os correios de 192 países. No Brasil, os Correios completam 350 anos em janeiro de 2013, transportando 35 milhões de cartas e encomendas por dia com o auxílio de 120 mil empregados.

Em 2011, com a aprovação da Lei nº 12.490, passou a atuar no exterior, adquirir ou ter participação acionária em empresas já constituídas e criar subsidiárias. A empresa também pode consolidar a atuação nos segmentos postais financeiro, eletrônico e de logística integrada e firmar parcerias comerciais para agregar valor à rede e à marca.

 

Investimento

Para investir ainda mais na modernização dos serviços, já foram contratados dez mil novos empregados; 3.302 pessoas, das quase dez mil que serão admitidas até abril de 2013, já estão em processo de contratação. Foram investidos R$ 250 milhões na compra de 14 mil veículos e equipamentos, na construção, reforma e ampliação de 700 unidades operacionais, administrativas e de atendimento.

A meta é investir, até 2015, R$ 4 bilhões em infraestrutura, pessoal e tecnologia.

 

Congresso


 Neste ano, o Dia Mundial dos Correios coincide com a realização do 25º Congresso da UPU, que acontece em Doha, no Catar. Na quarta-feira (10), serão realizadas as eleições dos países integrantes do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais e o Brasil é candidato a membro dos dois conselhos.

Exposição de selos raros

Para comemorar a data, começa também nesta terça a Mostra Filatélica Selos e Tecnologia, no hall de entrada da sede do Ministério das Comunicações. Os visitantes terão oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da fabricação de selos no País. A exposição ficará aberta até o dia 23.

O primeiro selo postal adesivo do mundo é 1840, fabricado pelo correio inglês e chamado de Penny Black, pois criava a taxa única de um penny para cada correspondência, independente da distância a percorrer. Na mostra haverá o selo editado pelos Correios do Brasil em 1990, em comemoração aos 150 anos do Penny Black.

O Brasil foi o segundo País do mundo e primeiro nas Américas a adotar o selo postal como comprovante do pagamento antecipado da correspondência. Segundo os Correios, o País deve seu pioneirismo a Dom Pedro II, que viu no selo inglês uma conquista que marcaria de forma definitiva os correios do mundo.

Dessa forma, no ano de 1843 entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, composta por três selos nos valores de 30, 60 e 90 réis, a emissão Olhos de Boi. Foram desenhados os algarismos indicativos do valor dos selos, em fundo neutro, sobre linhas onduladas e entrelaçadas, muito semelhante aos olhos de um boi. Também estará exposto o selo lançado em homenagem aos 150 anos da emissão do Olho de Boi, de 1993.

 

Evolução

A exposição mostrará também a evolução tecnológica dos selos no Brasil, como os primeiros selos coloridos de 1854 e os primeiros selos picotados de 1866.

Além disso, a mostra contará com o selo de criação do Ministério das Comunicações de 1967; o primeiro selo brasileiro com impressão holográfica, um processo revolucionário que permite impressão de imagens de três dimensões em superfícies planas, que foi o selo lançado em 1989, comemorativo à 20ª Bienal Internacional de São Paulo.

Também fará parte da exposição a série de selos aromáticos, nos quais é possível sentir o aroma do elemento destacado no selo, como café ou rosas, por exemplo. O primeiro selo em tecido sintético, lançado em 2010 em homenagem aos 100 anos do clube de futebol paulista Corinthians, também será exposto.

 

Leia mais:

Correios ampliará vagas aos candidatos do cadastro reserva

Brasil terá selos com símbolos das lendas do guaraná e da mandioca

Parque Zoobotânico comemora 117 anos com selos de plantas medicinais da Amazônia

Correios lançam novo espaço dedicado à Filatelia

Ideias criativas podem virar selo nos Correios

 

Fonte:
Correios
Ministério das Comunicações



09/10/2012 12:40


Artigos Relacionados


Rio+20 é tema de selos dos Correios

PF desarticula quadrilha que falsificava selos dos Correios

Correios divulgam selos de Natal 2011

Correios recebem sugestões para tema de selos

Selos da Casa da Moeda vencem concurso dos Correios

Correios homenageiam Brasília com uma série de selos e cartões