Exposição fotográfica celebra os 24 anos da Resex Chico Mendes



A Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes festeja 24 anos de criação no próximo dia 12 de março. Como parte das comemorações, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Biblioteca da Floresta, no Acre, promoverão uma exposição fotográfica que mostrará o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior unidade de conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que farão parte da exposição, foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), em setembro de 2013.

Foram selecionadas 20 fotos que visam mostrar a riqueza da biodiversidade existente na UC e o dia-a-dia de seus moradores, assim como sensibilizar o grande público para a importância da manutenção de uma área como esta. A exposição será inaugurada em maio, na Biblioteca da Floresta e na Resex Chico Mendes, onde percorrerá os sete municípios do entorno da UC, que tem quase um milhão de hectares e 1,8 mil famílias.

De acordo com Íria de Oliveira, analista ambiental do ICMBio, "a exposição itinerante é uma comemoração que será estendida até os 25 anos da Resex. A atividade é muito importante para que o público em geral, principalmente crianças e adolescentes, possam compreender a importância da reserva extrativista e aprendam a cuidar e respeitá-la".

Para Ricardo Mello, coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a exposição é uma oportunidade para "divulgar como as parcerias ente moradores e instituições têm feito das áreas protegidas do Acre um exemplo de desenvolvimento sustentável para o resto do país, como é também o caso da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira (AC) que, de acordo com o último relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), foi considerada uma das dez UC brasileiras com alto grau de implementação".

Dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, o WWF-Brasil trabalha em conjunto com o ICMBio e outros parceiros no apoio ao manejo florestal comunitário, além de dar suporte à elaboração dos planos de manejo e à criação e capacitação do conselho gestor da unidade, além de propor ferramentas, políticas e análises que promovam a melhoria do planejamento e gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A exposição fotográfica também será uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Acre.

Fonte:
ICMBio



04/03/2014 16:26


Artigos Relacionados


Exposição: Metrô comemora 33 anos com exposição fotográfica

Exposição fotográfica comemora 65 anos da ONU

Instituto Chico Mendes completa quatro anos

Chico Alencar celebra 180 anos do Parlamento brasileiro

Exposição fotográfica lembrando os 40 anos da Legalidade termina amanhã

Pioneirismo de Chico Mendes é destacado em sessão que lembrou os 25 anos de sua morte