Chico Alencar celebra 180 anos do Parlamento brasileiro



-Não há democracia sem Parlamento livre, não há Parlamento livre sem representação genuína e autêntica das diferentes expressões de pensamento na sociedade, não há diferentes expressões de pensamento na sociedade sem o povo com cidadania, com educação, com saneamento básico, com terra, teto e trabalho-, disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ) durante a celebração, realizada nesta quinta-feira (13) no Plenário da Câmara dos Deputados, dos 180 anos do Poder Legislativo brasileiro.

Na avaliação do representante do Rio de Janeiro, quando o Poder Legislativo fica reduzido, apequenado e manietado, o autoritarismo predomina. Ele opinou que os parlamentares devem entender que se não se esforçarem no bom desempenho do seu trabalho, de nada adiantará a dedicação de outros parlamentares ao longo da história.

Chico Alencar também registrou que a celebração dos 180 anos do Parlamento se dá na mesma semana em que pesquisa encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) revelou que, das atuais instituições brasileiras, uma das que tem menos credibilidade é o Poder Legislativo.

- Precisamos dizer sempre que o Legislativo é o poder mais controlado socialmente. Ninguém aqui tem estabilidade ou fez concurso para ficar perenamente no posto. A cada quatro anos temos que nos submeter não só ao trâmite interno dos partidos, mas, sobretudo, ao grande vestibular das urnas. Mesmo assim, temos que nos preocupar com nossa representação - afirmou Chico Alencar.



13/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição fotográfica celebra os 24 anos da Resex Chico Mendes

Congresso comemora 190 anos do Parlamento brasileiro

Congresso comemora 180 anos do Parlamento brasileiro

Parlamento celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi celebra aprovação, pelo Uruguai, do Parlamento do Mercosul