Exposição itinerante das obras de Hélio Oiticica é inaugurada no Rio de Janeiro
A exposição itinerante Hélio Oiticica - Museu é o Mundo foi aberta no Rio de Janeiro e de lá irá para Brasília e Belém. O investimento é de R$ 1,5 milhão.
A mostra inaugurada neste sábado (11) é resultado da recuperação e difusão da obra de Oiticica, na qual o Ministério da Cultura investirá mais de R$ 2,3 milhões. Haverá exibição de cerca de 90 trabalhos, além de filmes, fotografias e documentos, ancoradas pelo Paço Imperial e pela Casa França-Brasil.
Para César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e um dos curadores da mostra, “a exposição prova que a obra de Hélio Oiticia não acabou. Pelo contrário, ela está mais viva do que nunca”. Ele conta que está cumprindo a vontade do tio. “Era isso o que o Hélio queria: colocar todo o seu percurso de artista, desde a adolescência até o final de sua obra, com a exibição de obras e categorias que nunca foram mostradas na sua plenitude”, explica.
Desde o incêndio que atingiu o depósito das obras, em 16 de outubro de 2009, as ações se concentraram em higienizar os trabalhos de Oiticica. Agora, o foco será restaurar telas e peças, com o objetivo de incorporá-las à exposição já em 2011.
Após o Rio de Janeiro, que sedia a exposição entre 11 de setembro e 21 de novembro, a mostra seguirá em dezembro para o Museu Nacional, em Brasília, e, no começo de 2011, para Belém, em local a ser definido.
Fonte:
Ministério da Cultura
13/09/2010 11:06
Artigos Relacionados
Mostra de Hélio Oiticica chega a Brasília
Exposição: Inaugurada a Exposição de Orquídeas no Jardim Botânico de São Paulo
Inaugurada exposição do Projeto Jovem Senador
Rio de Janeiro recebe projeto biblioteca itinerante
Sede do Iphan é inaugurada com exposição Barcos do Brasil
Inaugurada exposição de fotos em homenagem ao Dia Mundial da Água