Mostra de Hélio Oiticica chega a Brasília



A exposição “Hélio Oiticica – Museu é o Mundo” chega nesta terça-feira (21) ao Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília (DF). É a maior mostra já realizada sobre o pintor e artista plástico Hélio Oiticica e faz parte da itinerância que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Após Brasília, a exposição segue para Belém (PA). 

A circulação das obras custará R$ 1,5 milhão, captados a partir de uma parceria estratégica estabelecida com o Ministério da Cultura, que investiu, ainda, mais de R$ 800 mil nos processos de higienização e restauração das obras do autor que foram danificadas por incêndio ocorrido ano passado. 

“Hélio Oiticica foi um exemplo de como ser um artista transgressor e ajudar com isto a renovar o nosso conceito sobre arte. Para usar a expressão que aparece em um dos seus trabalhos mais famosos, ser marginal foi para ele uma maneira de ser herói”, explica o ministro da Cultura, Juca Ferreira. 

A exposição traz obras monumentais de Hélio Oiticica, que serão instaladas em espaços públicos, como a “Invenção da Luz”, feita pelo artista no final da década de 1970. A obra, que foi pensada para a capital federal, será pela primeira vez montada na cidade, mais de 30 anos após sua concepção. 

“Um delírio que era virtual se transformará, finalmente, em um delírio concreto”, diz César Oiticica Filho, um dos curadores da exposição e também curador do Projeto Hélio Oiticica. César Oiticica comenta ainda a importância de levar as obras para além do Sudeste. “É muito importante, porque chegará a cidades que ainda não conheciam as obras de Hélio Oiticica”, comemora. 

A exposição fica em Brasília até 20 de fevereiro de 2011, das 9h às 18h, com entrada franca.

 

Fonte:
Ministério da Cultura

 

21/12/2010 15:28


Artigos Relacionados


Exposição itinerante das obras de Hélio Oiticica é inaugurada no Rio de Janeiro

Mostra em homenagem a Walter Carvalho chega a Brasília

Relatório da CPI chega a Brasília

Campanha Vote Cataratas chega a Brasília

Exposição "Na Sala Escura da Tortura" chega a Brasília

Mostra “Para Todos” chega a São Paulo