FAB realiza exercício com mais de 500 recrutas no Rio



A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou a infraestrutura móvel de apoio no Rio de Janeiro (RJ) para treinar mais de 500 recrutas e 39 futuros taifeiros da área do Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar) em ambiente operacional, o chamado exercício de campanha. O curso foi realizado na área do Campo dos Afonsos, zona oeste da capital fluminense, entre os dias 4 e 8 de novembro.

Cerca de 150 militares trabalharam na montagem da estrutura móvel que incluiu unidades celulares de intendência, engenharia, saúde e defesa. Apenas para o alojamentos dos recrutas, foram instaladas 21 barracas modulares. Para higiene pessoal, foi construída uma área com estruturas para banho, sanitários, higienização dos kits-marmita e higiene bucal.  A infraestrutura móvel e modular é a mesma utilizada em operações reais pela FAB, seja em ações nas fronteiras ou casos de calamidade pública, o que permite atuar em qualquer região do País.

Pela primeira vez, uma mulher estava no comando do escalão móvel de apoio, ativado especialmente para coordenar o planejamento e o preparo da área do exercício. A Capitã Intendente Kesia Arraes Gomes esteve à frente de uma equipe jovem e formada inteiramente por mulheres.

Acampamento

Participaram do exercício de campanha, que faz parte do currículo mínimo do curso de formação de soldados, recrutas dos Batalhões de Infantaria de Aeronáutica Especial (Binfae) dos Afonsos, do Galeão e do Rio de Janeiro, além do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica de Santa Cruz, todos da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro.

Durante o acampamento, os militares participaram de oficinas de sobrevivência, transposição de obstáculos, animais peçonhentos, navegação diurna e noturna. Eles também puderam aprender técnicas de silenciamento de sentinela, nós e amarrações, marchas e estacionamentos, patrulha, transporte de feridos, fortificação de campanha e minas e armadilhas.

Os participantes percorreram 7 km em marcha e consumiram, em duas ocasiões, ração operacional, termo militar para o kit de alimentos para sobrevivência. Para as demais refeições, a alimentação foi preparada e congelada na Base Aérea do Galeão (BAGL) para depois ser regenerada no Módulo de Alimentação para Pontos Remotos (Mapre). A Base Aérea dos Afonsos (Baaf) forneceu hortaliças e artigos de padaria.

Fonte:

Força Aérea Brasileira



25/11/2013 11:28


Artigos Relacionados


Corpo de Bombeiros realiza exercício de combate a incêndio no Anexo I da Câmara

Poupatempo Franca realiza mais de 286,9 mil atendimentos em um ano

CDH realiza debate sobre Programa Mais Médicos

AGU realiza mais de 18 mil acordos e garante R$ 50,8 mi de economia aos cofres públicos

Agência barco da Caixa realiza mais de 10 mil atendimentos no Rio Solimões

Procuradoria realiza mais de 400 atendimentos jurídicos aos indígenas do Amazonas