FAB realiza transporte de órgãos em SP e no Nordeste



O Esquadrão Carajá (4° ETA) realizou na madrugada de terça-feira (4) a quarta missão de transporte de órgãos da Unidade em 2014. Uma equipe com dois médicos e uma enfermeira decolou da Base Aérea de São Paulo em uma aeronave C-95M com destino a Marília (SP) para a extração de um fígado e o transporte do órgão para um hospital em Bauru (SP).

O Esquadrão Carajá realizou ainda outra missão de transporte de órgãos no dia 31 de janeiro. A aeronave decolou da Base Aérea de São Paulo com uma equipe de quatro médicos, chefiada pelo Doutor André Gustavo Santos Pereira, da Central de Transplantes de Órgãos e Tecidos (CTOT). O objetivo da missão foi transportar um fígado extraído em Ribeirão Preto (SP) para o implante em um paciente de São José dos Campos (SP).

Já no Nordeste, o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2° ETA) transportou no dia 30 de janeiro um rim e um fígado de um doador de Natal (RN) para as cidades de Recife (PE) e Salvador (BA). Os militares do 2° ETA transportaram os órgãos na aeronave C-98 Caravan em apoio à Central Nacional de Transplantes.

Transporte de órgãos
A FAB tem um papel fundamental no transporte de órgãos. Recentemente, foi assinado um acordo de Cooperação Técnica entre a Aeronáutica e o Ministério da Saúde para priorizar o transporte de órgãos sólidos e tecidos. Após a assinatura do acordo, uma equipe do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) foi instalada no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), localizado no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A equipe composta por oito enfermeiros atua durante 24 horas por dia, todos os dias da semana monitorando informações dos voos disponíveis para escolher o melhor percurso a ser percorrido.

Fonte:
Força Aérea Brasileira



06/02/2014 12:06


Artigos Relacionados


FAB recebe prêmio por transporte de órgãos

Acordo aprimora transporte de órgãos por companhias aéreas

Ministério fecha acordo para transporte aéreo de órgãos e tecidos

Romero Jucá propõe lei para garantir transporte gratuito de órgãos

CAS vota projeto que obriga pagamento de despesas com transporte de órgãos pelos planos de saúde

Candidato à direção da Antaq defende sinergia entre órgãos que lidam com transporte aquaviário nacional