FAB transporta remédios para o interior do AM



Uma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1°/9° GAV) decolou de Manaus (AM) na segunda-feira, 23/9, com mais de mais de uma tonelada de medicamentos, além de oito médicos e enfermeiros, para atender a população nos municípios do interior do estado. No roteiro da ação cívico-social do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) estão Envira, a 1.206 km de Manaus e Itamarati, distante 982 km da capital. A ação vai até a próxima quinta-feira, 26.

A equipe de saúde é composta por profissionais das áreas de pediatria, dermatologia, ginecologia e clínica médica. Os medicamentos reúnem anti-inflamatórios, analgésicos e antiparasitários. Os remédios foram doados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Envira.

Para o chefe do Sétimo Serviço Regional de Saúde (SERSA-7), Tenente Médico Waldyr Moises, eventos como esse têm de superar desafios de logística. “A Amazônia tem dimensões continentais e poucas ligações por estradas. Isso torna o uso do avião indispensável na região. Para uma missão como essa, precisamos transportar os medicamentos, a equipe de saúde e os materiais para os atendimentos”, afirma o médico.

Para ele, o sucesso da missão depende dos pilotos da FAB. “Eles são preparados para realizar pousos seguros com cargas grandes. Se não é possível utilizar uma aeronave de grande porte, toda mobilização e planejamento são modificados”.

Fonte:

Força Aérea Brasileira



25/10/2013 15:56


Artigos Relacionados


Covatti denuncia falta de remédios no interior

FAB transporta alimentos para evitar desabastecimento no Acre

FAB transporta pulmão para transplante inédito em Brasília

Transportes Metropolitanos: CPTM transporta 430 milhões em 2006

Esquadrão Cobra transporta onça ameaçada de extinção no Amazonas

Aeroporto de Bauru recebe plataforma que transporta pessoas com deficiência