Esquadrão Cobra transporta onça ameaçada de extinção no Amazonas
O Esquadrão Cobra (7° ETA) resgatou uma onça parda na segunda-feira (18) no Amazonas. O animal foi transportado de Tefé para Manaus (AM), uma distância de 520km, numa aeronave C-95 Bandeirante. O resgate foi solicitado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e coordenado pela Seção de Operações do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar).
A onça foi criada em Juruá, a 672 km de Manaus, desde que era filhote, por uma família que a pegou após uma caçada. Segundo o Ibama, a onça é chamada de Sansão, tem, aproximadamente, oito anos e pesa 37 kg. O animal foi criado com outros animais e era alimentado, principalmente, por peixes. Porém, quando a onça cresceu, a família passou a acreditar que ela oferecia perigo e entrou em contato com o Ibama.
A missão de resgate começou no domingo (17). Um veterinário do Ibama foi a Juruá preparar a onça para o traslado. Nesse mesmo dia, o animal foi colocado em uma caixa própria para transporte. Em seguida, a equipe seguiu de barco para Tefé (município com acesso apenas fluvial). A viagem durou 27 horas.
No dia seguinte, a equipe de veterinários encontrou os militares do Esquadrão Cobra que, com o auxílio da aeronave C-95 Bandeirante, transportou o felino até Manaus em bom estado de saúde.
Se o trajeto tivesse sido realizado apenas por via fluvial, a onça provavelmente não teria sobrevivido. Isso porque seriam mais 36 horas de viagem. “Se o transporte demorasse mais, o animal ficaria estressado, o que poderia gerar mudanças fisiológicas como taquicardia, desidratação e problemas respiratórios”, disse o veterinário e analista ambiental do Ibama, Diogo Lagroteria, que acompanhou toda a missão.
Em Manaus, a onça recebe cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. O Cetas recebe cerca de 900 animais por ano provenientes de apreensões, de entregas voluntárias e de resgates. O Centro é o único no Amazonas a receber felinos.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
21/11/2013 18:48
Artigos Relacionados
Publicação destaca risco de extinção da onça-pintada
Ibama apreendende serpente ameaçada de extinção
Comunidade do Amazonas cobra recuperação de rodovia, diz Augusto Botelho
Alfredo Nascimento cobra mecanismos que permitam desenvolvimento do Amazonas
Arthur Virgílio cobra ações de emergência para desabrigados no Amazonas
Jefferson Praia cobra políticas públicas para estimular o desenvolvimento no sul do Amazonas