Faculdade de Medicina da USP completa 100 anos



Ranking da Universidade de Xangai coloca FMUSP entre as 100 melhores faculdades de medicina do mundo

Reconhecida como o maior centro de formação de recursos humanos do Brasil na área da saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) completa 100 anos nesta quarta, 19. Segundo ranking elaborado pela Universidade de Xangai, a FMUSP está entre as 100 melhores faculdades de medicina do mundo.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os números que envolvem a instituição comprovam a excelência. São 17 departamentos, 360 docentes, 600 funcionários técnicos e administrativos, 1,4 mil alunos de graduação (medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional), 1,5 mil alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), mil residentes, 500 alunos de especialização e mais de 200 grupos de pesquisa.

Segundo André Mota, coordenador do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, da FMUSP, a criação da escola de medicina se concretizou com a assinatura da Lei nº 1.357/1912, sob a responsabilidade de Rodrigues Alves, governador do Estado, e Altino Arantes, secretário do interior.

A FMUSP foi pioneira nas novas técnicas que representaram avanços científicos na área médica, como o primeiro transplante de rim da América Latina (1965), o primeiro transplante de coração da América do Sul e o segundo no mundo (1968), o primeiro transplante intervivos de fígado do mundo (1988) e o primeiro transplante de fígado em criança (1989).

Do Portal do Governo do Estado



12/19/2012


Artigos Relacionados


Faculdade de Medicina da USP completa 100 anos de ciência e prestação de serviços

Senado homenageia Faculdade de Medicina da Bahia, que completa 200 anos

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto comemora 60 anos

Senadores comemoram os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia

Tião Viana registra os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia

USP: Laboratório de Vídeo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo completa 20 anos