Falta de quórum e obstrução do PSDB impedem votação do projeto da LDO



A falta de quórum na representação do Senado, aliada a situações políticas intrapartidárias e à obstrução do PSDB a um requerimento para a criação de um grupo de trabalho sobre a próxima Copa do Mundo podem prejudicar a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012. A expectativa é a de que o relatório final da matéria seja votado na semana que vem pela comissão.

VEJA MAIS

- Do jeito que está, pode haver prejuízo. Eu estou administrando uma situação que tem várias nuances, várias razoes. Estou vendo a possibilidade de administrativamente resolver umas tantas, mas tem situações políticas que fogem à presidência- disse o presidente da CMO em entrevista a jornalistas.

Em relação às situações intrapartidárias, Vital do Rêgo disse que cabe aos partidos resolvê-las. O senador, porém, fez questão de ressaltar que vem convocando as reuniões das lideranças dos partidos na CMO e que elas vem ocorrendo normalmente às terças-feiras.

- O que está faltando é, principalmente na minha Casa, que é o Senado Federal, haver quórum para deliberação. A pauta está bem moída para ser bem votada. Só temos um ponto divergente - disse Vital do Rêgo.

O senador se referia a um requerimento do deputado Wellington Roberto (PR-PB), que pede a criação de um grupo de trabalho, de caráter preventivo, para acompanhar, fiscalizar o planejamento, a execução e o cumprimento dos compromissos financeiros assumidos pelos órgãos e entidades da administração pública federal com vistas à execução dos investimentos necessários à realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O PSDB é contra o requerimento, por entender que o objetivo do grupo de trabalho já é desempenhado por um comitê presidido pelo partido na CMO, que trata de obras com indícios de irregularidades.

Além do projeto da LDO 2012, a pauta da CMO inclui ainda oito projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) que precisam ser votados na comissão.

- É um trabalho que tem interesse do governo porque são créditos extraordinários para diversos ministérios. Já estão nas mãos dos relatores. É um outro estágio. E estamos dentro do prazo, já estamos nos últimos estertores desse prazo - afirmou.

Na tarde desta quarta-feira (29), a CMO fará reunião entre o relator da LDO, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), com outros deputados e senadores que ofereceram emendas que foram rejeitadas para que "a gente faça uma depuração e melhore a sensibilidade do relatório".

- Na terça e na quarta da semana que vem devemos votar a LDO, se as questões, digamos assim, políticas, forem resolvidas - concluiu.

O projeto da LDO precisa ser aprovado pela CMO e em seguida pelo Plenário do Congresso Nacional até 17 de julho, para que possa ter início o recesso parlamentar.



28/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de quórum impede votação de projeto

Parlamentares da oposição entram em obstrução e Ordem do Dia é encerrada por falta de quórum

Falta de qüórum adia votação do veto ao projeto de gestão democrática do ensino

Falta de quórum impede votação de urgência para projeto que cria restrições a novos partidos

Orçamento 2013: PSDB em obstrução; base quer votação imediata

Falta de quórum interrompe votação