Orçamento 2013: PSDB em obstrução; base quer votação imediata



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou há pouco que o PSDB está em obstrução e não concorda que o Orçamento para 2013 seja votado pelo Congresso esta noite antes dos mais de três mil vetos presidenciais pendentes de apreciação.

De acordo com o senador, uma das principais prerrogativas constitucionais do Congresso é justamente a votação dos vetos presidenciais. Entretanto, o acúmulo de vetos demonstra que o Parlamento não estaria cumprindo essa prerrogativa, na interpretação do senador.

- O Congresso tem de fazer valer suas prerrogativas, em nome da política, devemos fazer valer a Constituição. A oposição está em obstrução. Devemos ao Brasil a análise dos vetos presidenciais - afirmou Cássio Cunha Lima.

Em seguida, o senador José Pimentel (PT-CE) afirmou que o Congresso Nacional vota Orçamentos da União mesmo com vetos pendentes desde 1989. Os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) também pediram o início imediato da votação da peça orçamentária.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é o relator da peça orçamentária, chegou a presidir a sessão, agora conduzida pelo próprio presidente do Congresso, Renan Calheiros.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de quórum e obstrução do PSDB impedem votação do projeto da LDO

Arthur Virgílio anuncia obstrução do PSDB e diz que anexo do Orçamento é um "escândalo"

Obstrução impede votação de 66 pedidos de dinheiro na Comissão de Orçamento

PSDB sugere deixar para 2013 votação do veto na Lei de Royalties

Tebet diz que base governista vai garantir votação do orçamento de 2002

PSDB e DEM podem obstruir votação do Orçamento